Monday, November 01, 2004

Túnel do Tempo (1)

Capítulo 2

Em resumo:

Aline namorava o Caio que estudou com o Marcelo que fez residência médica com a Jacque que era irmã da Karina que casou com o Paulo e deste casamento nasceu a Roberta.

Em detalhes:

Esta versão da história começa em 1989 quando eu ingressei na Faculdade de Medicina da PUCRS, em Porto Alegre. Coincidência ou não - vocês julgarão - o Caio também ingressou nesta mesma faculdade de medicina. Nesta época, ele e a Aline haviam terminado o namoro que começara no colégio, em Santa Cruz do Sul. A Jacque estava iniciando o 3° ano da Faculdade de Medicina, só que em outra universidade. A Karina já havia se formado em Relações Públicas na PUCRS e já trabalhava na Contarégis, empresa de equipamentos de automação comercial, assim como o Paulo, formado em Informática na PUCRS e trabalhando na PROCEMPA. Nesta época, a Roberta não era nem projeto de gente...

Estudando na mesma faculdade e na mesma turma, logo o Caio e eu nos conhecemos. Uma das primeiras imagens que eu tenho dele é, durante uma aula, quando ele ficava desenhando na parte de trás do seu caderno de notas a palavra "Aline" sob os mais variados "designs". Apenas após um par de anos, é que eu conheceria pessoalmente a dona deste nome, tantas vezes rabiscado por um ex-namorado não muito conformado com a situação de ex...

Seguindo a nossa história, quis o destino que, durante a faculdade, o Caio e eu nos tornássemos bons amigos, tendo compartilhado diversas ocasiões juntos, desde um estágio em Palmares do Sul até o mesmo grupo de amizades dentro da turma da faculdade (uma subturma, no caso). Com isso, quando nos formamos, praticamente comemoramos juntos. A especialização, Caio em cardiologia e eu em pneumologia, fizemos no mesmo hospital, o São Lucas da PUCRS.

Paralelo a isso, na mesma cidade, na outra ponta desta história que no final vai terminar com a aventura a qual vocês estão esperando que eu narre, a Jacque, que entrara na faculdade de medicina em 1987, em 1988 - em data incerta, segundo a mesma - começou a namorar o Marcelo. Atenção agora, para não perderem o fio da meada: o Marcelo que a Jacque começou a namorar NÃO SOU EU. Parece que ela tem uma fixação por este nome ou, bem possível, trocando de namorado para outro com o mesmo nome não seria preciso refazer os bordados do enxoval... Foi com este Marcelo (o Ex, a partir de agora) que a Jacque foi para a Europa em 1994 (depois eu conto, calma) e com quem namorou até dezembro de 1994.

Uma relação de seis anos e meio. Este foi o tempo que a Jacque namorou o Ex, o que significa que viveram muita coisa juntos, passaram por diversas experiências legais e outras nem tanto, e compartilharam amizades neste período. Foi através deles que a Karina conheceu o Paulo, que viria a ser o seu marido, pai da Roberta e colorado não muito convicto.

Aconteceu em 1989 - o mesmo ano que o Caio e Aline terminaram o namoro e que ele e eu entráramos na faculdade. Os responsáveis - se podemos dizer isso - pelo encontro de Paulo e Karina foram a Jacque e o Marcelo (o Ex). A Karina, "irmã-mais-velha-pero-no-mucho" da Jacque, havia terminado o noivado com o Valdomiro (esquece...) e estava sozinha. O Paulo, companheiro de futebol do Marcelo (o Ex), também estava solitário, sem namorada. Foi simples, então. A Jacque e o Marcelo (o Ex), armaram um encontro entre eles e a coisa deu certo: em 11/10/91, casaram-se, e foram passar a lua-de-mel na Europa (depois, depois).

O que não deu tão certo assim foi o namoro Jacque/Marcelo, falando-se em termos de eternidade. A relação deles durou até dezembro de 1994, quando alguns acontecimentos aos quais não vou narrar determinaram o fim do namoro, permanecendo entre eles um grande carinho e torcida mútua para que tudo dê certo na suas vidas. Mesmo hoje, passados quase dez anos, ainda conversam eventualmente e renovam os votos de que sejam felizes. O final da relação coincidiu com o término da especialização da Jacque em Pediatria e aprovação no concurso para Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia no serviço de Endocrinologia do Hospital São Lucas da PUCRS.

É neste ponto que as histórias paralelas começam a se tornar uma única, pois foi aí, na residência médica, que Jacque nos conheceu (Caio e, de maneira muito mais intensa, eu). Fizemos juntos o primeiro ano, de medicina interna. No início do terceiro mês de residência, num jantar que reuniu os residentes da medicina interna na casa de um dos nossos colegas, começamos (a Jacque e eu) a namorar, o primeiro mês em segredo e depois "oficialmente".

Essa época, março de 1995, o Caio e a Aline já haviam noivado. Como contei alguns parágrafos acima, no início da faculdade, em 1989, eles estavam separados, separação essa que durou até 1991, quando retomaram o namoro, terminando por noivar em dezembro de 1994. O noivado foi feito à revelia dos colegas, que só ficaram sabendo no primeiro dia de residência. Houve certa indignação nossa (os amigos) porque queríamos fazer uma grande festa para comemorar... Isto porque seria o primeiro do nosso grupo.

Neste momento, março de 1995, os três casais que compõe o grupo já eram casais: Paulo e Karina casados de papel passado, Caio e Aline noivos com aliança e tudo, e a Jacque e eu iniciando o namoro. A Roberta só surgiria na história (e na vida) em dezembro de 1996. Como este grupo foi transformado num grupo de viagem, veremos mais adiante, na seqüência musical...

No comments: