Saturday, November 06, 2004

Roteiro (2)

Após a primeira reunião oficial, seguiram-se pesquisas e estudos visando o melhor roteiro a ser cumprido durante a nossa viagem, cada casal com a sua parte determinada mas, dentro dela, total liberdade. Foi então que surgiu o primeiro empecilho a esta idéia de roteiro: a melhor forma de ir de Bergen, na Noruega, até a Grã-Bretanha.

Explico: a idéia de fazer a travessia do Mar do Norte para alcançar as terras bretãs foi do Marcelo Rech (jornalista, grande amigo do Paulo e da Karina, viajante experiente), que sugeriu que fizéssemos o trajeto de ferry-boat, saindo justamente de Bergen. O Caio, por suas características obsessivas (o que explica o alarmismo), muito antes de sequer começarmos a estudar a fundo nossos roteiros, já tinha o seu pronto e nos deu a seguinte informação(via e-mail):

"... temos uma informação muito importante e até preocupante: há 2 ferries de Bergen para a Grã-Bretanha: um para a Inglaterra (Newcastle) e outro para a Escócia (Aberdeen.)

• O ferry para Newcastle sai às terças, sextas e domingos, com uma viagem de 21 horas de duração.

• Mas o ferry para Aberdeen inicia somente em junho (iríamos no primeiro!) e somente sai aos domingos às 2h da manhã; como ele faz uma escala na ilha de Lerwick (mais ao norte), chega na Escócia somente segunda-feira às 8h da manhã (30h de viagem). Porém como nossa viagem deve terminar numa sexta ou Sábado, isto encurtaria muito nossa passagem pelas ilhas britânicas. ..."

Com esse pequeno contratempo na formulação do nosso roteiro, começamos - principalmente a porção do grupo que mora em Porto Alegre - a pensar soluções para resolvê-lo. Uma das alternativas cogitadas foi mudar o roteiro cortando a Grã-Bretanha e estendendo a viagem para o leste em direção à Praga, na República Tcheca. Seria incluída no roteiro, junto com Praga, e por fixação minha, a cidade de Berlin.

Tomemos alguns instantes do seu precioso tempo, leitor, para que eu possa contar-lhes (me queixar) a discreta, mas de uma eficiência cirúrgica, campanha para excluir Berlin do roteiro (apenas e tão somente apenas porque era minha escolha, em mais uma campanha persecutória - uma entre várias - contra mim, que não sou nem um pouco paranóico e vejo tudo com uma lucidez impressionante). Pois é, tanto fizeram que conseguiram tirá-la do roteiro. Mas como eu disse que não ia ser derrotado sozinho, junto com Berlin eliminamos do roteiro Praga e Viena...

Voltando ao nosso relato, e após me certificar que não tem ninguém espionando o meu trabalho, havíamos parado na primeira reformulação do roteiro. Então, estava-se propondo a exclusão da Grã-Bretanha e uma extensão ao leste do roteiro. Como mantínhamos contatos praticamente diários entre nós, pessoalmente, por telefone ou via e-mail, discutimos e surgiu a primeira proposta de roteiro, feita por mim.

EUROPA 1999 – ESPERANÇA É UMA VAN

Proposta de Roteiro 1:

Maio de 1999

08 – Saída de Porto Alegre
19:00 RG818 p/ SP e 22:05 RG756 p/ LON
09 – Londres
10 – Londres
11 – Londres / Viagem à Paris
12 – Paris
13 – Paris
14 – Paris
15 – Viagem de Paris a Genebra (504km)
16 – Genebra – Zurique (286km) – Munique (312km)
17 – Munique – Salzburg (437km)
18 – Salzburg – Viena (291km)
19 – Viena
20 – Viena – Praga (284km)
21 – Praga
22 – Praga – Berlin (338km)
23 – Berlin
24 – Berlin – Hamburgo (284km) – Copenhagen (321km)
25 – Copenhagen
26 – Copenhagen – Gotemborg (241km)
27 – Gotemborg – Oslo (320km)
28 – Viagem Oslo – Bergen (472km) (lenta e fantástica)
29 – Viagem Oslo – Bergen (lenta e fantástica)
30 – Bergen
31 – Bergen – Oslo (472km bem rápidos)
01 – Oslo – Copenhagen (561km)
02 – Copenhagen – Hamburg (321km) – Bremen (ali perto)
03 – Bremen – Amsterdan (um pouco menos de 385km)
04 – Amsterdan
05 – Amsterdan – Bruxelas (211km)
06 – Bruxelas e retorno ao Brasil

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