Wednesday, November 10, 2004

Roteiro (6)

Todos as nossas atenções estavam voltadas agora para o roteiro que começava a tomar a sua forma final, iniciando-se em Bruxelas, na Bélgica, seguindo para a Holanda, Alemanha, Suiça e terminando na França, em Paris. Começamos a pesquisar sobre a Bélgica e suas atrações turísticas. Entre todas, despontava a cidade de Bruges. Na Holanda, Amsterdã era indiscutível. Quanto à Alemanha, destino turístico não tão popular para os brasileiros quanto outras partes da Europa, queríamos percorrer a Rota Romântica, visitar Munique e os castelos da Bavária. Na França, além da unanimidade que é Paris, pretendíamos conhecer os Vale do Rio Loire, com seus castelos famosos.

Apesar da aparente tranqüilidade, eventualmente ainda vinham à tona algumas divergências dentro do grupo. Os temas do momento eram o tipo de estabelecimento em que nos hospedaríamos e se deveríamos chegar em Bruxelas e seguir no mesmo dia para Bruges:

Caio (12/03 13h06) - "Comunicamos que, conforme reunião secreta entre quatro membros do grupo (maioria absoluta dos sete) decidiu-se que não haverá hospedagem em albergues, por unanimidade. Não caberão recursos de qualquer ordem."

Marcelo (12/03 22h46) - "Comunicamos que, conforme reunião secreta entre quatro membros do grupo (maioria absoluta dos sete) decidiu-se que chegaremos em Bruxelas, a visitaremos e sairemos em direção à Holanda no mesmo dia, por unanimidade. Não caberão recursos de qualquer ordem. "

Tivemos novo encontro dos Perdidos no dia 27/03, novamente na casa do casal X, para entrega solene das passagens que já haviam sido compradas, e também do moletom-uniforme para cada um dos integrantes. A compra deles e o bordado haviam ficado por conta da Jacque e da Karina. Não, elas não bordaram. Mas sabiam onde é que deveriam ir para tal. Em 31/03, acertamos o leasing do carro, a Renault Espace e providenciamos o seguro saúde para o período da viagem.

Iniciou abril e tínhamos já acertado boa parte dos itens fundamentais para os nossos planos (passagens, carro), mas ainda não estavam bem certos o nosso roteiro nem onde (cidade e hotel) ficaríamos quando chegássemos em Bruxelas. Também esgotava-se o tempo e obrigatoriamente deveríamos comprar os dólares.

Caio (05/04 21h29) - "Hoje, pode-se comprar travellers no Banco do Brasil a R$1,76, sem acréscimos, ou dólares a R$ 1,77, com 3% de comissão. No caso de sobrar travellers, eles podem ser vendidos por R$ 1,66 (hoje) ou utilizados para pagar o débito do cartão de crédito do banco, pela cotação do dia (hoje, R$ 1,76).
Será que esta não será a melhor semana para fazer esta compra?"

Como desde o início do planejamento o meio de comunicação mais utilizado por nós para discutir todo tipo assunto vinculado à viagem foi a internet - mais especificamente por e-mail -, nada mais natural que, quando estivéssemos lá pudéssemos nos comunicar com nossos familiares e amigos da mesma forma. Para isso, foi criado pelo Paulo o e-mail dos Perdidos (perdidosnaespace@hotmail.com). Foi com ele, além do telefone, que mantivemos nossas famílias informados sobre onde e como estávamos durante nossa "aventura".

Já em contagem regressiva para o dia do embarque, faltando menos de um mês para a saída, ultimávamos os detalhes. Ligações telefônicas para Paris tentando reservar o hotel, leituras sobre a Bélgica preparando-se para os primeiros locais a serem visitados.

Caio (21/04 22h21) - " Hoje tirei tempo para estudar bastante sobre a Bélgica em meu guia. Aparentemente, a Bélgica turística divide-se em quatro pontos:

1. Bruxelas
2. Brugge
3. Gent
4. Antuérpia

Segundo o que consta no meu guia, Brugge, Gent e Antuérpia tem atrações turísticas muito semelhantes (centros medievais), sendo portanto desnecessário visitá-las todas, a não ser que haja muito tempo sobrando. Caso seja necessária uma opção, a indicação é ficar com Brugge.

De acordo com a localização destas cidades, nosso ponto de chegada (Bruxelas) e nosso próximo destino (Amsterdã), sugiro que cada um dê sua opinião sobre a melhor maneira (ordem) de visitar estas cidades".

Caio (21/04 23h03) - "Hotéis na Bélgica - pesquisei somente Bruxelas e Brugge:

- Bruxelas - Les Bluets; quarto de casal de $48.85 a $76.55 com café da manhã; é o mais barato do meu guia mas é considerado um destaque, porque tem cada apartamento com decoração diferente, pé-direito alto e antigüidades, dando a atmosfera de uma confortável casa de campo.

- Brugge - Hotel Ensor (http://www.brugge.be/verblijf/nl/ensorn.htm); quarto de casal de $58.10 a $65.30 com café da manhã; é o mais barato do meu guia mas é considerado um destaque, porque há quartos com janelas para o canal, o que dizem que é o máximo!"

Paulo (22/04 17h59) - "dia 10 - chegar, ir para e dormir em Bruges.
dia 11 - conhecer Brugge e dormir em Brugge.
dia 12 - ir a Gent, ir a Bruxelas e dormir em Antuérpia
dia 13 - conhecer Antuérpia e partir para Amsterdã."

Caio (22/04) 19h33) - "Acho que Gent + Bruxelas em um só dia fica difícil (Gent é estacionar uma vez e caminhar muito muito; Bruxelas é estacionar no mínimo duas vezes
e dar boas caminhadas em cada; isto de acordo com os mapas destas cidades que
analisei). Será que não é melhor deixar fora Gent e ter o dia para Bruxelas? Ou então deixar fora Antuérpia e dormir em Bruxelas, aproveitando também a manhã seguinte em Bruxelas? Concordo em passar mais tempo em Bruges (é legal!) O que os outros acham?"

Marcelo (23/04 18h09) - "Achamos que poderíamos (eu, Marcelo, acho que devemos) cortar Gent e a Antuérpia.
10 - chegada no aeroporto e ida a Brugge
11 - conhecemos Brugge e dormimos lá
12 - vamos para Bruxelas, conhecemos e dormimos na periferia (é mais barato e fácil de estacionar)
13 - partimos rumo à Holanda"

Marcelo (23/04 18h15) - "Acho que devemos chegar, ir para Bruges e dormir lá. No segundo dia, conhecemos Bruges. No terceiro, vamos à Bruxelas a aí em direção à Amsterdã, talvez dormindo na Antuérpia.
Ou não. Isso tudo me pareceu muito tempo para pouco roteiro. Sei lá.
Mandei um e-mail para o hotel de Bruges (o que recomendaste) pedindo informações, e também para um hotel em Paris. "

Caio (26/04 21h12) - "Aline e eu concordamos plenamente!!!