Monday, November 08, 2004

Roteiro (4)

Na metade de janeiro de 1999, o Brasil - que há 4 anos vivia sob a estabilidade do plano real com o dólar próximo a um real (cerca de R$1,22) - foi sacudido por mudanças na política cambial vigente no país. O real sofreu um ataque especulativo e a cotação do dólar começou a subir bem mais do que gostaríamos, porque o custo da viagem aumentava de preço proporcionalmente, óbvio. Tensão. Todos nós começamos a acompanhar o noticiário econômico e a sua cotação com muito mais atenção do que jamais fizéramos em todas nossas vidas.

Em 19 de janeiro, respondendo a uma interrogação do Paulo sobre se a viagem ainda estava de pé, o Caio respondeu que "Hoje, com o custo da viagem 30% maior, estamos à beira da inviabilidade; aguardamos estabilização da cotação para decisão definitiva..." . O casal Y (Jacque e eu) escreveu que "O casal Y até este momento (US$1,00=R$1,58) confirma sua participação na dita viagem...". Sabíamos, lendo e ouvindo os noticiários, que a real cotação do dólar só apareceria em alguns meses e que devíamos esperar. Mas era quase impossível - para quem se acostumou com dólar a 1,20 - não se impressionar quando chegou a 1,80, como em 26 de janeiro.

Decidimos nos reunir em Albatroz, litoral norte gaúcho, na casa de praia da família Rizzolli, em 06/02 - sábado - para tomar importante decisão: viajaríamos ou não? Também levantaríamos a questão de viajar pelo Brasil ou mesmo América do Sul, ou até de adiar a viagem por mais um ano, rejeitada de pronto. Problemas de trabalho - excesso de - impediram que o Caio e a Aline saíssem de Santa Cruz neste final de semana. A reunião saiu, apesar disso, na sexta-feira dia 05/02, com o Caio participando por telefone, falando do hospital em que fazia plantão. Decidimos algumas coisas que foram registradas em ata:

- tudo o que havia sido discutido sobre roteiro deveria ser esquecido;
- reduzimos a viagem de 30 para 21 dias;
- o custo estimado, excluindo-se a passagem, ficaria em R$10.000,00 por casal, independente da cotação do dólar;
- a data de saída seria no dia 08/05 e volta em 29/05, com exceção de quem fosse ficar para assistir as finais do tênis;
- os únicos pontos certo do roteiro seriam Paris e Londres.

Quando fizemos a reunião, prevíamos o dólar a 1,80. Na segunda-feira, 08/02, atingiu R$1,95. O Caio ameaçou um surto psicótico:

"Hoje, US$1,00 = R$1,95 (para a venda)
Isto é um aumento de 8,3% sobre os R$1,80 previstos.
Isto significa que R$10.000,00 + 8,3% = R$10.833,00
Ou que 20 dias menos 8,3% é 18 dias..."

O Paulo era o mais lúcido neste momento. Dizia que iríamos viajar de qualquer jeito, não adiantava ficar "secando" o dólar. Procurávamos formas de baratear as coisas. Uma das possibilidades era o leilão de passagens aéreas pela internet, que no final não deu em nada.

Já com a certeza de que iríamos de qualquer jeito, deveríamos decidir qual o roteiro a ser seguido. Para isso, em 20/02 nos reunimos na casa do casal X para um churrasco e deliberações de assuntos ainda pendentes. Obviamente curtimos muito mais o churrasco do que conseguimos resolver as pendências. Mas entre as possibilidades de viagem surgiu a idéia de chegarmos por Barcelona e sairmos por Paris. Poderíamos sair de Barcelona, visitarmos a costa do mediterrâneo, até Mônaco, daí a Berna, na Suiça, Genebra, e seguindo por dentro da França até terminar em Paris. Ou talvez indo de trem de Barcelona a Paris. Apenas nos comprometemos a continuar as pesquisas.

Após essa reunião, o Paulo, a Karina e eu decidimos ir a uma agência de viagens para começar a operacionalizar as coisas. Fomos na STB - Trip Travel, a mesma que havia nos ajudado na viagem aos EUA em 1995. Lá, conversamos com o Élio, que nos forneceu alguns orientações sobre passagens aéreas. Os preços mais baratos eram da VASP, que estava em promoção até 31/03 fazendo o dólar a R$1,70. Os preços eram os seguintes:

POA/Barcelona/POA - US$696,00
POA/Barcelona # Paris/POA - US$837,00
POA/Paris/POA - US$973,00

Concordamos que sair deveríamos sair de Paris, onde quer que chegássemos. Partimos então para outra discussão: qual o tamanho do roteiro rodoviário, que distâncias deveríamos percorrer nos aproximados 21 dias de viagem? Transformamos o assunto numa controvérsia bem séria. Havia diferenças de princípios neste assunto, como fica evidenciado nas transcrições dos seguintes e-mails:

Paulo (25/02 11h38) - "...partimos de Barcelona em direção ao sudoeste da França, Suiça, Alemanha, Rep. Checa (se der tempo), Holanda, Bélgica e França."

Caio (25/02 12h52) - "...ele quer fazer uma volta muito longa, aparentemente; sou mais de uma volta menor."

Paulo (25/02 14h03) - "Barcelona - Nice = 711 Km
> Amsterdã - Bruxelas = 211
> Bruxelas - Paris = 309
Total = 3363
>Vinte dias de Europa, assim distribuídos:
>01 - Barcelona
>18 - Paris
>19 - Paris
>20 - Paris
>Isto dá em média 200 Km por dia, descontado os dias que ficaremos parados em Barcelona e Paris."

Caio (26/02 13h27) - "O roteiro é bem legal; tenho grande interesse em visitar todas estas cidades! Mas 200 Km por dia deixam a viagem desgastante; que tal 100Km por dia como média? 200 Km por dia totalizam cerca de 12% do tempo na Europa dentro do carro na estrada. Acho que a nossa viagem tem um valor muito caro por hora, devemos aproveitar estas horas melhor. A outra opção é fazer uma parte do percurso dentro da Europa de avião. Pelo menos aproveita-se melhor o tempo."

Marcelo (26/02 15h09) - "Entendo a tua preocupação com relação a isto, mas acho que vale a pena fazermos distâncias grandes de carro e ficarmos um tempo maior nos maiores lugares, tipo Barcelona, Paris. Por outro lado, não sabemos com
certeza se vamos agüentar o pique da viagem de carro.

Proposta:
- devemos ter um roteiro longo em mente (o maior viável);
- estaremos preparados (com informações, etc.) para cumprir este roteiro;
- durante a viagem, decidiremos quanto à viabilidade deste roteiro;
- num ponto do roteiro, teremos que decidir se continuamos ao leste ou não;

Por exemplo: o maior teria cerca de 4085km (!!) e sairia de Barcelona, contornaria pela costa do Mediterrâneo até Mônaco, daí à Genebra, Berna, Munique, onde decidiríamos se iríamos até Praga e Berlim ou ficaríamos na Alemanha (Rota Romântica), Amsterdã, Bruxelas e terminaríamos em Paris. A rota menor tem aproximadamente 2500km. Na Viagem e Turismo de março, tem um roteiro para passar uma semana em Paris gastando US$50,00 por dia!! Juntos chegaremos lá."

Caio (26/02 15h21) - "O roteiro pequeno deve ter no máximo 1500Km"
Marcelo (27/02 09h03) - "Vamos fazê-lo a pé?"

Também houve divergências de opinião quanto aos hotéis em que ficaríamos hospedados durante a viagem. Veja os e-mails:

Caio (26/02 15h27) - " Cada vez me parece mais imprescindível que saiamos de POA com todos os hotéis reservados, para evitar perdas de tempo diárias à procura de hotéis. Neste caso, precisamos de um roteiro preestabelecido. Está ficando em cima da hora."

Marcelo (27/02 09h05) - "Impossível reservar todos os hotéis. Acho que temos que ter uma certa liberdade quanto ao roteiro"

Marcelo (27/02 10h01) - "O casal Y reuniu-se esta manhã e chegou a algumas conclusões:

1 - O roteiro mais longo (de 4085km) é realmente MUITO longo e provavelmente muito cansativo;

2 - O roteiro pequeno proposto pelo Petterson é bem adequado e econômico, levando-se em conta que alugar bicicletas sai bem mais em conta que alugar uma van. ;-))

3 - Achamos que devemos fazer um roteiro com cerca de 2000 a 3000km, ou seja, um meio termo das propostas anteriores, abrindo mão de Praga e abdicando do maior sonho da minha vida, que é conhecer Berlin :-) que ficariam para depois, na viagem "Uma Van na Antiga Cortina de Ferro";

4 - É IMPOSSÍVEL ter todos os hotéis reservados, porque senão nos transformaríamos numa excursão convencional, sem liberdade nenhuma, e seria mais barato irmos pela Soletur, por exemplo.

5 - Como a viagem é na baixa temporada, não vai ser nada complicado encontrar hotéis vagos, bastando ir ao escritório de turismo da cidade (qualquer uma delas) quando lá chegarmos;

6 - Devemos ter reservado, isso sim, os Hotéis da chegada em Barcelona e o de Paris (este último é opcional, também, por não sabermos exatamente o dia que lá chegaremos;

7- A viagem ficaria restrita à Catalunha, sul da França, Suiça, Alemanha, Holanda e Bélgica e final triunfal em Paris (muitos países mas distâncias nem tanto).