Thursday, November 04, 2004

"A Esperança"

Capítulo 5

Flashback:

Há vários anos, muito antes de eu entrar na vida da maioria dos integrantes da viagem, "decidi" tornar-me empresário do setor automotivo. Resolvi construir uma montadora de veículos em Porto Alegre, para competir com os automóveis importados. Ainda antes de escolher o terreno em que seria construído o complexo automotivo, e de descobrir de onde raios eu arranjaria dinheiro e condições para tal, decidi pensar no carro que produziria, e concluiu que seria um van e que se chamaria Esperança, porque "Vã é a esperança", um trocadilho infame com pretensões literárias.

De volta:

Com o grupo de viagem já formado, e pensando com seria a viagem, vimos que era infinitas vezes mais divertido viajar todo mundo no mesmo carro do que em carros separados. Carros convencionais não têm capacidade para transportar tanta gente. Que tipo de veículo foi o escolhido para transportar-nos pela Europa?

Você que marcou a alternativa C, que diz que o veículo escolhido foi o trem, PARABÉNS, você ganhou o direito de ir de volta à introdução e ler tudo de novo porque você NÃO ENTENDEU NADA ou dormiu, perdeu boa parte da história e, pior, provavelmente babou sobre este texto. Vá limpar-se mas, antes de ir, fique sabendo que o veículo escolhido foi uma van.

Numa van pelas trilhas da Europa. Esta seria a nossa viagem que, pelo tamanho do grupo, praticamente poderia ser chamada de excursão. Sabendo-se que era quase uma excursão, por que não ter um nome/slogan, como qualquer excursão que se preze? E um uniforme, então?

Claro que sim, ficou decidido que teríamos um slogan e um uniforme, que não poderia ser uma camiseta devido ao clima frio, mas sim um moletom. Qual slogan? Se não sabe, volte e releia os dois parágrafos de cima e então volte ao início do capítulo. Sacou? Sim, o slogan seria "Esperança, Uma Van na Europa".

Como nada é definitivo nesta vida, nem o mau humor do Autor, este simpático slogan durou até cerca de um mês e meio antes da viagem, quando na última reunião preparativa foi sugerido pelo Paulo um novo, baseado no nome da van na qual viajaríamos, a Renault Espace, que foi aprovado por unanimidade e que inclusive me fez mudar o título deste texto que neste momento escrevo e vocês lêem. O definitivo slogan, gravado nos moletons da viagem ficou sendo: Perdidos na Espace.

No comments: