Friday, November 05, 2004

Roteiro

PARTE II

A PREPARAÇÃO

Capítulo 6


Já estamos, neste momento, em julho de 1998. Já havia sido definido o grupo que viajaria e sabíamos para que continente que iríamos. De toda a Europa, havia apenas uma certeza: Paris. Porque se caso o roteiro não incluísse a cidade luz, a Jacque morreria de desgosto ou cortaria os pulsos em sinal de protesto. Os meus pulsos, que fique claro...

A partir de ou chegando em Paris, as possibilidades de roteiro eram quase infinitas. Porém, já no primeiro encontro (quando foi definido o grupo da viagem) havíamos definido que a viagem seria composta de três partes distintas: a primeira englobaria parte da França, Países Baixos e uma pequena parte da Alemanha (bem ao norte). A segunda seria através da Escandinávia, pela Dinamarca e Noruega, terminando em Bergen, nesta última, de onde tomaríamos um ferryboat que nos levaria para a Grã-Bretanha, onde visitaríamos a Escócia e a Inglaterra, terminando em Londres.

Como o roteiro seria extenso, e impossível de todos saberem tudo a respeito de todos os lugares que visitaríamos, por sugestão da Karina, resolveu-se delegar para cada casal uma parte pela qual seriam responsáveis por dicas históricas, pesquisas de hotéis, cidades, curiosidades, etc. Definiu-se da seguinte forma: Paris e arredores para a Jacque e para mim, Escandinávia para o Caio e a Aline, e Grã-Bretanha para a Karina e o Paulo. Cada casal teria total autonomia de definir tudo sobre o seu roteiro, desde que eu concordasse (vã tentativa minha, num arroubo megalomaníaco).

O tempo total de viagem seria de trinta dias, assim divididos pelo Caio, em e-mail que nos foi enviado: "A viagem será dividida em três partes de dez dias cada. Na primeira parte, Marcelo e Jacque perderão um dia com a viagem até Paris; na segunda parte, perderemos um dia com nossa viagem da Noruega à Grã-Bretanha; na terceira, Paulo e Kaká perderão um dia com a viagem até POA. Assim, cada casal terá nove dias de roteiro."

A partir de então, os casais atiraram-se à preparação de seus respectivos roteiros. Por exemplo, a Karina comprou o guia da Folha de São Paulo sobre Inglaterra, Escócia e País de Gales, e ficava lendo-o enquanto fazia sua bicicleta ergométrica na academia. O Paulo, por seu turno, não lia nada a respeito, para desespero da Karina. O Caio e a Aline compraram o Guia Frommers da Escandinávia e passaram a estudá-lo. Enquanto isso, a Jacque e eu, que prepararíamos o trajeto entre Paris e a Escandinávia, que englobaria passagem pela Bélgica Holanda e Alemanha, deixamos para depois da prova de Título de Especialista em Endocrinologia da Jacque o início da preparação (lembre-se que estávamos por volta de setembro de 98) da nossa parte na viagem. Uma coisa era certa e não permitia discussões: a Jacque já sabia exatamente o que faríamos em Paris e achava que qualquer que fosse o tempo destinado a esta cidade, seria muito pouco e não sabia se valia a pena ir pra lá se não fosse para ficar ao menos três meses!

Reuniões Preparatórias

Isto nos leva à primeira reunião preparatória da viagem, ocorrida dia 07/08/98 na casa do Paulo e da Karina. Reproduzo abaixo a ata desta, da qual fui o humilde (mas brilhante) redator (cabe ressaltar que foi aí, na redação da ata que surgiram as designações Casal X, Y e Z, que nos acompanhou até o final desta jornada):

"Ata da Primeira Reunião Preparatória da Viagem à Europa 1999"

Aos sete dias do mês de agosto do ano de mil novecentos e noventa e oito, na cidade de Porto Alegre, realizou-se à rua Lusitana, número 1053 apartamento 301, residência dos agora denominado casal X (Paulo Roberto Partichelli e Karina Rizzolli Partichelli) a primeira reunião preparatória para a viagem "Europa 1999".

Após estarem todos presentes no recinto, Marcelo Tadday Rodrigues - que junto com Jacqueline Rizzolli forma o casal Y - deu por iniciada a assembléia. Estavam presentes, além dos casais supra-citados, o casal Z, composto por Carlos Henrique Petterson e Aline Bergonsi Petterson. Conforme ritual preestabelecido, todos, com a mão direita erguida, confirmaram sua presença na viagem.

Foi lida a pauta da reunião, e após acalorados debates, foram tomadas as seguintes resoluções (aprovada pela maioria dos presentes):

1. serão feitas apenas fotos coloridas;

2. Levaremos 02 (duas) máquinas fotográficas e 01 (uma) câmera de vídeo;

3. Nem pensar em telefone celular;

4. Foi vetada qualquer mídia musical (1);

5. Estão vetados quaisquer brinquedos musicais infantis (levar, comprar, alugar, roubar, pedir emprestado);

6. É proibido permanecer por mais de 10 (dez) minutos dentro de um banheiro público quando em grupo (salvo casos de desespero total);

7. Os hotéis serão com ou sem café da manhã;

8. A data da partida será na primeira quinzena de maio;

9. O roteiro iniciará por Paris;

10. Em briga de casais, todos devem meter o "juju" (2)

11. A mala deverá ter como medidas 45X63X22cm (1/2m2)

12. O carro será uma van

Foi também definida a pauta da próxima reunião, em data a ser definida posteriormente:

- Uniforme, bagagens, slogan, chimarrão (3)

Nada mais tendo a declarar, lavrei a seguinte ata e encerrei a sessão.

Marcelo Tadday Rodrigues"

(1) Decisão polêmica, não foi uma unanimidade. Tanto que eu, logo após a reunião, intitulou-me o presidente da comissão responsável pelas mídias musicais;
(2) Não faço a menor idéia (acho que ninguém faz) o que quer dizer "juju"
(3) Resolveu-se que seria inviável pois seríamos presos por transportar "erva" conosco.

No comments: