Tuesday, January 18, 2005

23/05/99 - Les Diablerets

Conforme já relatado no dia anterior, havíamos finalmente encontrado neve em nosso caminho, literalmente. A impressão do grupo era de que essa seria nossa maior experiência neste sentido para esta viagem, impressão essa completamente falsa, com veremos adiante na continuação de nossas "aventuras"...

Tomamos café (queijos maravilhosos!) no hotel, nos aprontamos e partimos. Rápida reunião, decidimos ir para Chamonix, estação de esqui francesa internacionalmente famosa ao pé do Mont Blanc, montanha de 4400m de altura que separa a França da Itália. Deixamos a Suiça para trás para voltar mais tarde.

Estrada cênica até Chamonix, parking, câmbio e passeio. Procurávamos um teleférico que nos levasse até a neve. Encontramos o Aiguille du Midi, que, em duas fases, nos leva a 3842m. Achados, os Perdidos resolveram subir. A primeira parada, a 2553m, foi entre as nuvens, visibilidade zero, sem graça. Fizemos a baldeação direto para ir ao ponto mais alto do passeio.

Passadas as nuvens, o choque: primeiro, tem-se a impressão de que o bondinho não vai vencer a altura e vai se chocar com as pedras, vamos todos morrer mas, afinal de contas, o mundo vai acabar mesmo em 11 de Agosto de 99, como disse Nostradamus, azar. Segundo, a indescritível cena do surgimento do Mont Blanc ao passarmos pela camada de nuvens, assustador e ao mesmo tempo uma beleza sem descrição. Lá em cima, frio quando longe do sol. Quase nenhum acesso a neve, apenas para esquiadores e alpinistas. Sem óculos escuros, praticamente não se consegue enxergar nada devido à claridade do sol refletida na neve. Fotos ASA400, cerca de 30, das máquinas da Jacque e da Aline. Felicidade e êxtase do grupo.

Almoçamos a 3842m de altitude, uma das melhores torradas de queijo do mundo ("croq monsieu"). O ponto escatológico do passeio: no alto do Mont Blanc, eu sentei e caguei. Não se asustem, foi num banheiro... A descida ao chão, quase tão assustadora quanto a subida. Lá embaixo, sorvete e retorno à van.

Decidimos ir em direção à Genève (Genebra) e ao lago Leman, nossa próxima parada. Viagem rápida e sonolenta (para mim, após a almoço, pelo menos) entre belos cenários alpinos. Chegamos no final da tarde de domingo a uma Genebra em "ebulição", com milhares de pessoas caminhando em volta do lago, andando de roller, de bicicleta, centenas de veleiros no lago. Todos curtindo o sol do fim de tarde. Resolvemos ficar por ali e fomos procurar hotel na beira do lago.

Rapidamente encontramos o hotel perfeito, se não fosse pelo preço assustador e não "para o nosso bico". Visitamos mais alguns nas mesmas condições e desistimos. Acabamos encontrando um motel em Prangins, ao lado de Genève, o L'Aerodrome, com estilo americano de filmes a preço acessível. Esperamos ser possível dormir com nossos vizinhos motoqueiros com suas Harley-Davison...

Jantamos muito bem, como sempre. A Jacque e eu comemos pizza, a Karina e o Paulo um calzone, a Aline um entrecot e o Caio, carne de cavalo. Horror das meninas, mas uma carne nada demais. Fomos dormir cedo nos preparando para invadir Genève amanhã cedo. Chegamos sexta-feira em Paris. A viagem parte para sua rota final...