Saturday, May 28, 2005

15/12/00 – Perugia, Úmbria

(Hotel Griffone)

Acordamos em Rieti e tomamos um delicioso café da manhã (com croissants recheados com creme de baunilha...), demos um pequeno passeio por Rieti – onde aproveitamos para fazer câmbio – e deixamos a cidade por mais uma “scenic route” para a região da Úmbria. Paramos rapidamente em Terni para o Marcelo telefonar e seguimos até Spoleto, uma cidadezinha medieval cercada por muralhas, toda de pedra, um charme. O dia está supernublado, com temperatura de cerca entre 8 e 10°C mas com um vento que dá uma sensação térmica de – sem dúvida – menos de 5°C!

Percorremos as ruelas tranqüilas da cidade, visitamos a Duomo romanesca do séc. XII, onde estão as belíssimas pinturas de Fra Filippo Lippi no altar (Anunciação de Maria, Coroação de Maria, Natividade e Morte de Maria), marcantes do final do período gótico e início do renascimento. Caminhamos, com uma chuvinha fina e gelada, até a ponte da torre, que liga a cidade ao Forte da Rocca, de onde se tem uma ampla vista da cidade e arredores, mas o frio não nos permitiu ficar muito tempo...

Saímos de Spoleto em direção a Assis, aonde chegamos no início da tarde. Estava muito nublado e com um vento frio de “cortar a alma”. A cidade estava bem vazia. Caminhamos pela cidade, que tem por todos os lados andaimes e guindastes dos trabalhos de recuperação dos extensos estragos provocados pelo terremoto de 1997. A Catedral de São Francisco está praticamente pronta, é maravilhoso ficar naquela estrutura tão grande e ao mesmo tempo tão simples e tranqüila. Um momento de meditação que não tem preço. Também se pode admirar os afrescos de Giotto e de seus discípulos em quase todas as capelas da basílica.

Almoçamos uns panini caldi em um pequeno café, e fomos até a basílica de Santa Chiara, que está totalmente em restauração, para esperar o resto do grupo conforme combinado previamente. Visitamos a basílica, compramos souvenirs, caminhamos, e esperamos. Após uma hora de espera no frio, desistimos e seguimos adiante. Fomos até Perugia, mas antes de entrar propriamente na cidade, paramos em um shopping center com um enorme supermercado, e compramos panettone Bacci, vinho, pão, queijo (mussarella e emental), salame tipo italiano, torradinhas. Ou seja, tudo para um jantar grandioso. Saímos do shopping já escuro e abaixo de muita chuva.

Aliás, entramos em Perugia com o maior “pau d’água”, sendo difícil até de ver as indicações da estrada. Tentamos um hotel do guia Fodor’s, mas estava lotado. Após algumas voltas, optamos por ficar em um hotel retirado do centro, o Hotel Griffone, aonde fizemos nosso lauto picnic e amanhã sairemos cedo rumo a Siena e Firenze.

Conseguimos escrever os postais e pretendemos enviá-los amanhã.

Boa noite.

No comments: