Saturday, January 14, 2006

Europa Alpes & Lagos – Inverno 2002

Alpes 306 - Cartão Postal Passo sella Alpes 316 - Riva del Garda

Prefácio

Viajar já se tornara um vício. Daí para ficarmos viciados em escrever diários de viagem foi um “pulinho”. Depois de eu ter escrito o relato da viagem dos Perdidos na Espace e o transformado num livro, com capa e dedicatória, foi a vez da Jacque escrever o seu: o recém terminado “Europa 2000 – Natal na Neve”, que também foi impresso, encadernado e ganhou capa e prefácio escrito por mim.

Percebi que, além de reforçar a lembrança daquilo que foi vivido nas férias em trânsito, ao escrever um diário de viagem ganhamos um registro para o resto da vida. Um caderno de notas escrito à mão amassa durante a viagem e, por ser pequeno, pode ser perdido se deixado numa gaveta qualquer. Os diários impressos, não, estes ficam na estante junto com os outros livros (encho a boca para dizer, LIVROS), a postos para consultas, para quem sabe um dia uma nova geração de viajantes comece a imaginar lendo-os.

Por isso, escrever diários de viagem tornou-se uma obrigação para quando viajássemos, sem dúvidas. Na primeira vez, eu escrevi, e, na segunda, foi a Jacque. Quando surgiu a possibilidade da terceira, decidimos os dois escrever, o que mais que dobrou o meu trabalho para editar (eu sou o editor dos nossos diários de viagem) os escritos.

Dessa vez, não houve uma preparação muito longa antes de partir. Ao invés dos longos onze meses de espera das duas viagens anteriores, dessa vez decidimos viajar quatro meses antes da data da partida. Além disso, dessa vez fizemos a viagem sozinhos, com exceção dos dias em Paris, um destino que não pode faltar, quando estivemos junto com o Neni, meu irmão, que estava morando em Nova York e foi passar duas semanas na Europa e nos encontrar.

No comments: