Wednesday, January 18, 2006

30/01/02 – São Paulo

Aeroporto de Guarulhos

Marcelo:

Contaré toda la verdad, diz o jornal do homem que está sentado bem à minha frente, aqui na sala de embarque internacional do Aeroporto de Guarulhos, onde estamos aguardando o vôo que sairá em 1h40min. Este é o início de mais um Diário de Viagem, assim como o foi o dos Perdidos na Espace, que virou livro.

Que el autor pague con su vida, diz outra manchete. Espero que consiga dar algum toque literário nestes escritos, pois é isso o que sou, um contador de histórias. Vou procurar ser persistente nesta tarefa, que na última vez foi executada brilhantemente pela minha parceira de sempre e amada esposa, a Jacque. Que também vai escrever a sua versão. E vamos nós de novo!

Esta viagem que começa agora é diferente das outras que fizemos para a Europa por duas razões básicas: primeiro, porque vamos só nós dois desde o início, desde Porto Alegre. Na vez do 'Natal na Neve', fizemos metade do roteiro sozinhos, o que foi ótimo, mas havia um grupo - mesmo que nada coeso - que saiu de Porto Alegre, e a segunda parte - quando incluímos o Fred - foi tão legal quanto a primeira. A segunda diferença das anteriores, e que talvez seja conseqüência delas, é que o tempo de planejamento foi menor e, conseqüentemente, a ansiedade pré-embarque também. A preparação foi tranqüila, assim como está sendo o seu início. O que não quer dizer que estamos menos felizes ou com menos expectativas e certeza de que será tudo maravilhoso. Diz um velho adágio (meu) que 'não existe a menor possibilidade de um viagem ser ruim', e não a dúvida de que esta irá confirmar a regra.

Mesmo com menos tempo e ansiedade, a viagem está muito bem estruturada e planejada. Vamos começar por Paris, a cidade que mais conhecemos fora do Brasil, no Hotel Minerve, a grata surpresa da virada 2000/2001. De lá, o Quartier Latin, vizinhos da Sorbonne, voltaremos a lugares queridos por nós (mesmo que estupidamente turísticos) e conheceremos outros que ainda não tivemos oportunidade, como a Saint Chapelle. Jantaremos, já na noite de amanhã, no simpático La Comédia, na Rue Monge, perto do Hotel de France, onde ficamos com os Perdidos em 1999, há algumas quadras do Minerve, com o seu indescritível spaguetti a fruits de mer, coberto de camarões gigantes e moulles.

Em Paris ainda, reencontrarei o meu irmão, e poderemos matar as saudades de um ano em que mora nos Estados Unidos - de onde viu e fotografou de perto a queda das torres - provavelmente tomando um café no La Brioche Doreé, na esquina dos boulevards Saint-Michel e Saint-Germain, acompanhado de uma tortelette de chocolate com banana que faz valer a pena sofrer a noite toda de pernas inquietas da classe econômica que nos espera.

Depois de Paris, Lyon, os Alpes franceses, o Piemonte e Val d'Aosta, o túnel do Mont Blanc, Suiça, Viena e o norte da Itália, os alpes italianos e - quem sabe - Garda e Como. Tudo de Renault Laguna, um upgrade sempre muito agradável. Vamos viajar, é o que importa. Importa o caminho, assim como as pessoas é que valem a pena. Até amanhã.

Jacque:

… E lá vamos nós…

Puxa vida, lá estamos novamente eu e o Cello embarcando para uma nova aventura européia… É maravilhosa, nada como “ralar” o ano inteiro para finalmente poder desfrutar de mais uma insquecível viagem de férias! Desta vez seremos só nós dois, os primeiros dias em companhia do Neni e após apenas Cello, Jacque, o Renault Laguna e as férias!

Esta semana foi super-corrida, tinha muitas coisas para serem resolvidas, alguns pacientes que não consegui dar alta antes das férias, e toda a confusão para deixar em ordem o material da Janssen (estudos clínicos).

Segunda `a noite tivemos uma fabulosa janta de despedida lá em casa. O Cello fez pão de passas (do Olivier) e um pernil de ovelha fantásticos! Eu fiz (só para variar) cogumelos com crème de queijo, arroz sete cereais com molho branco, saladas e Tiramisú. Além disso, vinho e champagne, etc. Foram a Zeca e o Pedro, o Adriano, o Magno, a Clau a Ale, a Dani e a Aline. O Magno ficou conversando com o Marcelo até às 3h da manhã e acabou dormindo no nosso sofá da sala.

Ontem (terça, 29/01) teve churrasco de despedida na mãe com a Kaká, Xú, Bi, Pai e Mãe, e também foi dez… Hoje o dia foi de férias… muito calor e sol, terminamos de arrumar as bagagens, fomos ao banco, shopping, etc.

O pai nos levou para o aeroporto às 18h. Aliás, vale comentar que o nosso aeroporto novo está realmente deslumbrante, supermoderno, bonito e confortável: um luxo. Foram ao aeroporto para as despedidas o ‘seu’ Gilberto, a Tânia, o pai e a mãe. Às 19h20 embarcamos. O vôo até São Paulo foi bem tranquilo, não estava lotado e já estávamos no MD-11 que mais tarde nos levará para Paris. Na saída, com céu muito claro, foi possível ver a free-way e todo o nosso litoral, bem legal.

Agora estamos na sala de embarque de Guarulhos e aguardamos nosso vôo que deve partir às 23h40. Espero que seja uma noite tranquila e que esta viagem, como todas as anteriores, seja maravilhosa.

Buon voyage!

No comments: