Thursday, October 06, 2005

02/01/01 – Paris

(Hotel Minerve)

O dia amanheceu limpo e com sol mas, como já estava um pouco tarde, optamos por não ir até a Disney hoje. Tomamos café o Cello e eu, pois o Magno ficou dormindo, e às 9h30 estávamos na rua. Fizemos câmbio nos correios (US$ 1 = FF 6,5) e “fomos às compras”!

Natal 397 - Hotel Minerve

Começamos caminhando pela Ile de la Cité, com sol favorável para fotos da Notre Dame, depois seguimos para Les Halles onde procurei algumas coisas (talvez um vestido de festa bem bonito e de bom preço) e até a Samaritaine, com tudo muito caro. Acabamos indo de metrô até a galeria Lafayette. Após uma rápida olhada na lindíssimas e caríssimas roupas de criança, me atirei de cabeça na perfumaria, só saindo de lá após gastar algumas centenas de dólares! Vale o gasto, comprei vários presentes para nós e para as famílias, e é bem legal também porque ganhamos também várias amostrinhas de perfume. Comprei também maquiagens (rímel, lápis, batons) e acabamos encontrando uma malinha de mão com bom preço e superprática.

Saímos de lá carregados de compras e fomos direto para o metrô para trazer as “tralhas” de volta ao hotel. Largamos tudo e saímos para almoçar, indo até a Blv. Saint-Germain e parando novamente na maravilhosa pasticerrie Le Brioche Doreé, na famosa esquina St-Germain e St-Michel. Comemos sanduíches de salmão e, de sobremesa, dividimos duas estupendas tartelettes = banana com chocolate e framboesa com creme de baunilha. Conclusão: não existe nenhum tipo de doce ruim ou mal feito em Paris. Conclusão 2: graças a Deus eu não moro aqui, pois seria humanamente impossível não me tornar numa obesa mórbida, futura paciente do C.O.M. (Centro de Obesidade Mórbida). Conclusão 3: se as “tias” do Delitzi (lancheria em frente ao hospital da PUC) aprendessem a fazer algo parecido com isso, eu teria que abandonar a endocrinologia e me tornar uma obesa mórbida feliz ou me submeter à cirurgia bariátrica (da obesidade) e reduzir a capacidade do meu estômago a 10ml e o meu intestino à 20cm de comprimento no total!! Sem exageros...

Seguimos até o metrô e pegamos o RER C para os Invalides, aonde chegamos já com uma chuva fina, e fomos visitar o belíssimo Museu do Rodin. Este museu fica na rue Varenne, próximo aos Invalides e ocupa o Hotel Biron, que foi a casa o ateliê de Rodin. Entramos cerca de uma hora antes do seu fechamento, o que fez a visita ser lamentavelmente mais corrida. Outro fato lamentável foi eu estar somente com duas fotos filme e sem filme novo, não sendo possível registrar a beleza do lugar. O casarão é lindo,cheio de janelas, perfeito ateliê. Inúmeras obras completas, ensaios, obras inacabadas, trabalhos de alunos assinados por Rodin e trabalhos magníficos de Camille Claudel.

Dentro do prédio, os destaques são ‘O Beijo’ de Rodin, ‘São João Batista’, os diversos ensaios para ‘Os Portões do Inferno’ e ‘Os Burgueses de Calais’, ‘O Grito’, as figuras femininas (geralmente com Camille Claudel servindo de modelo) e a demonstração de como se faz um molde para uma escultura em bronze. O jardim foi visitado minutos antes de fechar o museu. Muito bonito, é onde está ‘O Pensador’, ‘Os Portões do Inferno’, ‘As Três Sombras’ (detalhe ampliado dos portões do inferno) e o original dos ‘Burgueses de Calais’, além de obras variadas até de outros escultores. É imperdível! Se der, pretendo voltar ao menos para uma visita ao jardim para fotografá-lo com mais calma.

Natal 396 - O Pensador
(Nos jardins do Museu Rodin)

Voltamos a pé para o hotel pela longa e conhecida Blv. Saint-Germain, com períodos com e sem chuva. Comprei dois blusões lindinhos em uma liquidação (FF 300 = US$ 45 = R$ 90 pelos dois!). Depois paramos no Salón de Thé da Häagen Daz onde tomamos café com gaufre au chocolat (waffer com chocolate) e crepe au chocolat (o Cello). No separamos, o Cello indo para o Internet café e eu voltando ao hotel para me preparar para irmos ao Hard Rock Café!

Acabamos chegando lá cerca de 21h15. Fila de espera e ambiente animado! Ficamos mais ou menos 45 min esperando, e discutimos em inglês com o gerente, pois já haviam passado várias pessoas que tinham chegado depois de nós na nossa frente. No final, saímos “lucrando”, pois o cara no deu três cervejas de cortesia para se desculpar pela falha. Jantamos superbem. Os guris ‘pig sandwich’ e eu salada de frango chinesa. Pratos meio caros, mas enormes! Voltamos ao hotel perto da meia noite e vamos acordar cedo amanhã para ir a Disney. Até mais.