Wednesday, July 13, 2005

23/12/00 – Oberassen/Rasun di Sopra

(Trentino Alto-Adige)

Hotel Andreas Hofer

Parece incrível, desde maio sonhávamos com a foto do hotel com o pinheiro coberto de neve que havíamos visto na Internet. Finalmente aqui estamos, na verdade passou super-rápido! Já foi metade da viagem, e já vimos coisas fantásticas...

O amanhecer em Ortisei foi lindo, céu muito azul e sol, com as ruas, as árvores, os carros e os telhados cobertos de branco. Noves horas da manhã e temperatura de –10°C, inacreditável. Tomamos um delicioso café da manhã com pão da padaria do hotel (um pão integral com nozes e amêndoas que é maravilhoso) além de queijos e speck!

Saímos para dar uma volta para dar uma olhada nas lojas de artesanato em madeira pois a mãe pediu para ver umas peças para completar o presépio dela, mas acabei desistindo de comprar pois cada imagem em madeira, das menores, custava entre R$40 e R$50 (eu iria gastar mais ou menos R$400,00 para comprar tudo). Deixamos Ortisei e andamos um pouco além até chegar em uma subida de teleférico de onde era impossível seguir em frente (passamos pelo Hotel Mignon do amigo do Rino, primo do meu pai).

Depois rumamos de volta à estrada que vai para a passagem de Brenner, e seguindo as indicações, para Brunico. Seguimos com facilidade até Brunico, e lá chegamos bem em tempo de pegar o centro de informações turísticas (i) aberto, pois fechava para almoço em 5 minutos. Lá, o Marcelo conseguiu um mapa local e as explicações para chegar em Oberassen, a minúscula cidade onde fica nosso hotel. Seguimos as indicações e TCHAN!TCHAN!TCHAN! Facilmente chegamos ao hotel (mas se não fosse o novo mapa com as novas informações, não teríamos chegado “nem a pau”).

A cidadezinha não tem nada, mas está toda branquinha de neve e é próxima de vários centros de esqui. Não precisamos de mais nada! O hotel é excelente, quarto bem amplo, cobertores de pena, banho bem quente (só tivemos que comprar um sabonete). Além disso, tem sala com lareira, sala de jogos (até com boliche!), bar, restaurante (janta e café incluídos e a ceia de Natal com all included!), sauna, jacuzzi...Largamos nossas coisas no quarto e verificamos que o resto do pessoal ainda não havia chegado. Saímos para um reconhecimento de carro e para arranjar um lugar para almoçar. Andamos alguns quilômetros até Anterselva/Antholzertal, que é uma escola e centro de Ski Fondo e Biathlon (não é o esqui de descer montanha e sim percorrer distâncias). Lá tem um simpático restaurante com ótimos preços onde almoçamos em meio a vários esquiadores. Comi um tagliatelle ao porchini e o Marcelo um penne ao funghi (na verdade, ele pediu um spaghetti aos quatro queijos, mas o “tio” entendeu errado). Lugar lindo, tudo coberto de neve, o sol brilhando.

Na saída, o Marcelo foi se informar sobre o aluguel e aula de esqui e já deixou marcada uma aula de 50 minutos para amanhã às 10h. Custo para uma pessoa de L$50.000, cada pessoa a mais sai por L$ 15.000, e o aluguel do equipamento (esquis, bastões, botas, etc) por L$ 13.000 para o dia todo. Ai, ai, ai... isso não vai dar certo, vamos ver o que vai acontecer amanhã! Depois, voltamos até Brunico para abastecer, comprar bobagens no supermercado (teremos dois dias de feriado pela frente) e ainda paramos em uma feirinha de Natal onde comprei uma fixa de lã que serve como tiara e protetor de orelhas e o Cello luvas para o Neni. Nesta feirinha havia diversas barraquinhas vendendo doces (um mais lindo que o outro), chocolate quente, e um tipo de quentão. Como é ao ar livre, tem pequenos quiosques com aquecimento (acho que com carvão) para amenizar o frio. A temperatura hoje variou de –10 a –3°C, mesmo com muito sol! Agora tomamos banho e depois desceremos para a janta, que está incluída na diária e é as 18h30 (espero que a ceia amanhã seja um pouquinho mais tarde...).

Descemos para a salada da lareira para aguardar a janta e eles chegaram (haviam passado o dia em Bolzano). Jantamos em mesas separadas pois as outras maiores já estavam ocupadas, mas é superdivertido. Todos os hóspedes jantam ao mesmo tempo. A janta foi: lasanha (primo piati), buffet de saladas muito gostoso, vitela com purê de batatas (secondo piati), panna cotta (desert), com vinho e água. Delicioso! Depois de jantar, eu o Cello e o Magno descemos para o bar do hotel, que fica no subsolo e é muito divertido. Além do serviço de bar, tem 3 pistas de boliche (funciona com ficha = L$3500 = 10 minutos), sinuca, fla-flu. Superanimado. Jogamos algumas partidas de
boliche, bem legal!

Mais tarde um pouco, o Magno subiu para tomar banho e eu e o Cello ficamos tomando cerveja. Subi para buscar um chocolate e quando desci o Marcelo estava em “altos papos” com dois italianos (que não falam uma palavra de inglês) e o menino que trabalha no bar e no hotel (que fala inglês), chamado Annes. Ficamos um tempão tomando cerveja e tentando falar italiano. Foi bem divertido. Um se chama Daniele e nos disse que quase todos os hóspedes são regulares, vem rotineiramente aqui e se conhecem. Ele passa o Natal e o Ano novo aqui há 18 anos!! O outro se chama Stefano e se hospeda na casa de amigos aqui em frente e faz as refeições no hotel. Foi muito jóia!