Monday, August 04, 2008

17/02/02 – Cortina, D’Ampezzo, Itália

(18º dia - Hotel Albergo San Marco 3*)

Marcelo:

Tudo deu muito certo. E, para compensar os 600km rodados ontem, hoje rodamos bem pouco, cerca de 150km, saindo de Pordenone e acabando em Cortina. Foi assim:

Após tomar o café da manhã no Hotel Best Western de Pordenone, saímos para caminhar pela cidade. Segundo o Guia Visual Folha de São Paulo, a cidade é composta por apenas uma rua, a Corso Vittorio Emmanuelle II, uma longa rua que é margeada por belas casas com arcadas de tijolo rosa. A rua termina no Pallazzo Comunale, que fica próximo a Duomo, que tem um campanário imponente. No Pallazzo Comunale, ainda, há a torre do relógio, do século XVI.

De volta ao hotel, checkout e estrada. Saímos em direção a Oderzo, após a Conegliano, Vittorio Veneto (cittá gemelata com Criciúma e São Caetano do Sul). Em Vittorio Veneto, pegamos a S51, em parte cênica, que leva direto à Cortina D’Ampezzo, a principal estação de esqui da Itália, onde chegamos pouco depois do meio-dia. Estacionamos num parking público e decidimos procurar hotel. Rapidamente encontramos o aconchegante e não exageradamente caro Hotel San Marco. O quarto amplo, aquecido e com um grande vista para o vale. Busquei o carro e o estacionei no estacionamento privativo do hotel, gratuito. Quando saímos do carro, começou a nevar, neve essa que aumentou a ponto de transformar a vista do quarto do hotel uma paisagem de sonho. Como era hora da siesta, a cidade estava vazia.

Alpes 287 - Hotel San Marco Cortina Alpes 285 - Caminhando na neve

Caminhamos um tempo sob a neve que caí incessamente até encontrar um bar aberto, onde almoçamos mini-pizzas com capuccino de tiramisu de sobremesa. De volta ao hotel, ficamos mais umas duas horas de bobeira até que a neve parou. Não estava muito frio, cerca de 2 ou 3ºC, e, por volta das 17 horas saímos para a rua para telefonar para as famílias. Tudo bem no Brasil, tudo bem em Cortina. Muitas (MUITAS!) pessoas andando nas ruas, crianças brincando na neve enquanto anoitecia.

Alpes 284 - Vista do quarto do hotel Cortina D'Ampezzo Alpes 283 - Cortina D'Ampezzo

Voltamos ao hotel e ficamos acompanhando as Olimpíadas de Inverno pela RAI TRE, torcendo junto com os locutores. Isso enquanto tomávamos um bom vinho do Friule, safra 2000. Tomamos toda a garrafa. A janta, no hotel, começava às 19h30. Às 19h45 descemos e – como esperado – havia uma mesa reservada para nós. Servida à francesa, tinha entrada (crème de cogumelos), prato principal (carne) e sobremesa, à escolha. Juntos, pedimos vinho, e tomamos a segunda garrafa rapidinho. Voltamos ao quarto bem risonhos e, ao deitar, fiquei até meio tonto. Tomei um Dramin e fui dormir esperando não acordar de ressaca porque amanhã teria esqui em Anterselva (boa e velha Rasun di Sopra).

Até.

No comments: