Tuesday, August 12, 2008

18/02/02 – Cortina D’Ampezzo, Itália

(19º dia - Hotel Albergo San Marco 3*)

Jacque:


Foi uma longa noite de sono: como dormimos cedo (21h30), acordei algumas vezes durante a noite e sempre era “ainda cedo”. Acordamos e descemos para o café, “nossa” mesa estava marcada com a plaquinha de quarto 223 e já estava o cardápio da janta pronto para que deixássemos marcados os pratos que gostaríamos. Café simples e gostoso, além do fato de termos acordado com o cheiro de bolo no quarto…

Saímos com o carro após alguns minutos de manobras para retirar o gelo dos vidros, temperatura de –3ºC, dia de céu azul e sol. Nos dirigimos para Brunico onde iríamos fazer câmbio e depois tentar esquiar. Na estrada que liga Cortina a Dobbiaco (1500m de altitude) chegamos a pegar –6ºC (temperatura mais baixa até agora), e depois de Dobbiaco se desce cerca de 1000mts e a neve foi escasseando e a temperatura subiu até +2ºC. No ano passado, em dezembro, havia muito mais neve nessa região.

Chegamos à Brunico com sol e nenhum sinal de neve (estávamos achando que não haveria neve para esquiar em Anterselva). Fomos ao banco e conseguimos ótimo câmbio, sem taxas. Demos mais uma passeada e seguimos para Oberassen/Rasun di Sopra, onde passamos o Natal de 2000, passamos em frente ao “querido” Hotel Andreas Hofer e nada de neve, seguimos então até Anterselva, onde fica o Biathlon Centro de Sci Fondo e Biathlon, onde fizemos nossa única aula de esqui, há um ano atrás. Chegando lá, sorte nossa, havia neve. Muito movimento. Temperatura de 2ºC e calor quando no sol.

Dessa vez, optamos por não ter aula, apenas pegar os esquisa e “se atirar” na neve. Alugamos o equipamento (botas e esquis) a sete euros para cada um, para o dia inteiro.

Alpes 292 - Superesqui 2 Alpes 291 - Superesqui

O início, insegurança total… apesar de estar apenas no plano, não me sentia firme e ficava me desequilibrando. Após alguns minutos, comecei a me sentir progressivamente mais segura, ao menos para andar em linha reta com os esquis e deslizar em micro-descidas. Já o Marcelo, milagrosamente, não caía e estava bem mais firme que no ano passado. Fomos então “nos aventurar” por um caminho até o lago, pois no início estávamos só na área de treino. Como estávamos com muito calor, fomos até o carropara largar as mochilas e algumas peças de roupa.

Foi bem legal, conseguimos nos aocstumar mais e “pegar o jeito” com os esquis, eu consegui andar por cerca de 2h30 sem nenhum tombo, e o Cello só caiu duas vezes sempre como conseqüência de manobras “ousadas”: a primeira vez ele desceu uma “ladeira” em curva e quando chegou no final caiu tentado desviar de outro esquiador; e a segunda quando tentaou subri uma rampa e após alguns passou ele desceu “de ré” e caiu de costas. Foi bem divertido, ainda falta muita agilidade e técnica, mas foi bem melhor que no outro ano… Paramos para almoçar no simpático restaurante do local por volta das 14h30. Tomamos dois chopinhos de 200ml e comemos linguiça com batata e chucrute acompanhado por uma mostarda maravilhosa! Completamos a gostosa refeição com dois capuccinos. Voltamos para esquiar por mais um tempinho e daí decidimos voltar a Cortina para pegarmos o comércio ainda aberto.

Alpes 294 - Estrada Brunico-Cortina

Retornamos com temperaturas entre +1 e +4ºC. Deixamos o carro no estacionamento do hotel e fomos dar uma olhada no centro. A grande maioria lojas de grife, muito caras, “não para o nosso bico”, mas comprei dois livros para o pai sobre os Dolomitas e sobre a participação dos italianos da região na Primeira Guerra. Espero que ele goste! Voltamos para o quarto, banho, descanso, ajeitar as malas pois amanhã partimos…

Descemos para jantar às 19h50 e, como já havíamos escolhido o cardápio, só tivemos o trabalho de pedir água mineral (resolvemos abrir mão do vinho essa noite…). Meu primo piatti for melanzana alla parmigiana (berinjela com muito queijo e molho de tomate picante). O Cello pediu sopa de ervilhas que, apesar de gostosa, não se compara à dele. O secondo piatti foi igual para os dois: Saltimboca Romana (vitela coberta com speck e molho madeira mais batata assada e salada – excelente!). A sobremesa, finalmente, foi uma maravilhosa torta de ricotta para mim e sorvete de chocolate para o Cello.

Tudo muito gostoso, pena que amanhã daremos adeus à Cortina D’Ampezzo.

Buonna notte.

No comments: