Sunday, October 31, 2004

O Grupo

Capítulo 1 - Quem Somos e o Que Fazemos

O grupo de viagem é composto por sete pessoas, abaixo listadas, que foram divididas em dois casais e um trio designados pelas letras X, Y, Z:

Paulo Partichelli - analista de sistemas, trabalha na Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (PROCEMPA), joga tênis, paddle, e é um colorado não muito convicto... X. É o Xu.

Karina Rizzolli Partichelli - relações públicas, hoje em dia é sócia de uma escola infantil e acha que ficar 25 dias na Europa com o euro valendo R$5,00 é pouco tempo. X. É a Kaká.

Roberta Rizzolli Partichelli - dois anos e cinco meses na época da viagem, fala pelos cotovelos e tudo o que quer é "naninho/bico". x'. É a Betinha.

Marcelo Tadday Rodrigues - médico pneumologista e megalomaníaco. Auto-denominado "grão-vizir", apelidado de "homem-trena", é - na verdade - o "zangado" do grupo, sempre do contra. Sou o Marcelo da "Sopa de Ervilhas Anual do Marcelo".Y. O Autor.

Jacqueline Rizzolli - médica pediatra e endocrinologista. Pensa que devíamos ficar apenas em Paris, o resto do mundo que se exploda. Está sentada à direita de Deus-Pai-Todo-Poderoso-donde-há-de-vir-julgar-os-vivos-e-os-mortos apenas por aturar o humor do seu marido, o Autor. É a Jacque. Y.

Carlos Henrique Petterson - médico cardiologista, mora em Santa Cruz do Sul, está super-tranqüilo com a viagem, e o apelido de "Dudu, o alarmista" é pura maldade dos companheiros. É o Caio. Z.

Aline Petterson - na época, acadêmica de Direito, mora em Santa Cruz do Sul e é o único ser humano vivo identificado que consegue controlar os ataques alarmistas do "Dudu". "Enforcou" meio semestre de aulas para fazer parte do grupo. Z. É a Line (trocadilho...)

Saturday, October 30, 2004

Introdução

Falemos inicialmente de um dos grandes prazeres da vida: viajar. Segundo alguns, viajar é um dos maiores, quiçá o maior, situando-se o grau de satisfação que proporciona entre a Fanta laranja e o sorvete de chocolate comido naquelas embalagens de dois litros, um pouco atrás do sexo e, claro, do chimarrão. É claro que sempre haverá aqueles que discordarão deste ranking, mas, sem dúvida, concordarão que viajar é muito gostoso e excitante.

É disso que vamos falar nestas mal traçadas linhas sem muitas pretensões literárias. O verbo viajar com suas conjugações e tempos. Isto porque viajar conjuga-se muito no futuro, pouco (sempre é pouco!!) no presente, e, finalmente, passa-se o resto da vida conjugando viajar no passado. O resto da vida ou até a próxima vez, quando então o ciclo de conjugação recomeça e, no final, acrescentaremos mais passado ao nosso verbo viajar.

Para termos uma idéia disto que estou falando, não iremos nos restringir a teses acadêmicas e filosóficas, do tipo "o impulso de viajar é inerente ao homem moderno, e vem de tempos pré-históricos, das tribos nômades que vagavam pelo mundo em busca de alimento e abrigo e..." e sei lá o quê. Não, leitores, fugiremos deste tipo de análise. Aliás, não faremos análise nenhuma, pois o que vem pela frente é uma narração, o mais completa possível, de uma viagem com todas as suas etapas, desde o planejamento até sua execução, com todos os contratempos imagináveis e inimagináveis. Relataremos as aventuras de um grupo viajando numa van (a Renault Espace) pela Europa.

Acompanharemos todos os momentos desta viagem, desde sua concepção, sua gestação complicada pelo dólar, até o parto da sua realização. Esta viagem iniciou dia 09/05/99, Dia das Mães, no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, de onde embarcamos para São Paulo na primeira etapa de um vôo que nos levou até Bruxelas, já em solo europeu e início do passeio por este continente. Contudo, ela começou a ser gestada em julho de 1995 e, a partir de 12 de junho de 1998, começou a tomar formas concretas (veremos no decorrer da trama que não tão concretas assim).

Espero que vocês aproveitem tanto quanto nós.

Thursday, October 21, 2004

Perdidos na Espace

Em breve, a verdadeira e completa história dos Perdidos na Espace.

Toda a saga deste grupo que viajou numa van (a Espace) pela Europa em maio de 1999, desde a formação do grupo, a preparação da viagem, e a própria, em detalhes.

Em breve.

Vocês não perdem por esperar...