Saturday, May 28, 2005

15/12/00 – Perugia, Úmbria

(Hotel Griffone)

Acordamos em Rieti e tomamos um delicioso café da manhã (com croissants recheados com creme de baunilha...), demos um pequeno passeio por Rieti – onde aproveitamos para fazer câmbio – e deixamos a cidade por mais uma “scenic route” para a região da Úmbria. Paramos rapidamente em Terni para o Marcelo telefonar e seguimos até Spoleto, uma cidadezinha medieval cercada por muralhas, toda de pedra, um charme. O dia está supernublado, com temperatura de cerca entre 8 e 10°C mas com um vento que dá uma sensação térmica de – sem dúvida – menos de 5°C!

Percorremos as ruelas tranqüilas da cidade, visitamos a Duomo romanesca do séc. XII, onde estão as belíssimas pinturas de Fra Filippo Lippi no altar (Anunciação de Maria, Coroação de Maria, Natividade e Morte de Maria), marcantes do final do período gótico e início do renascimento. Caminhamos, com uma chuvinha fina e gelada, até a ponte da torre, que liga a cidade ao Forte da Rocca, de onde se tem uma ampla vista da cidade e arredores, mas o frio não nos permitiu ficar muito tempo...

Saímos de Spoleto em direção a Assis, aonde chegamos no início da tarde. Estava muito nublado e com um vento frio de “cortar a alma”. A cidade estava bem vazia. Caminhamos pela cidade, que tem por todos os lados andaimes e guindastes dos trabalhos de recuperação dos extensos estragos provocados pelo terremoto de 1997. A Catedral de São Francisco está praticamente pronta, é maravilhoso ficar naquela estrutura tão grande e ao mesmo tempo tão simples e tranqüila. Um momento de meditação que não tem preço. Também se pode admirar os afrescos de Giotto e de seus discípulos em quase todas as capelas da basílica.

Almoçamos uns panini caldi em um pequeno café, e fomos até a basílica de Santa Chiara, que está totalmente em restauração, para esperar o resto do grupo conforme combinado previamente. Visitamos a basílica, compramos souvenirs, caminhamos, e esperamos. Após uma hora de espera no frio, desistimos e seguimos adiante. Fomos até Perugia, mas antes de entrar propriamente na cidade, paramos em um shopping center com um enorme supermercado, e compramos panettone Bacci, vinho, pão, queijo (mussarella e emental), salame tipo italiano, torradinhas. Ou seja, tudo para um jantar grandioso. Saímos do shopping já escuro e abaixo de muita chuva.

Aliás, entramos em Perugia com o maior “pau d’água”, sendo difícil até de ver as indicações da estrada. Tentamos um hotel do guia Fodor’s, mas estava lotado. Após algumas voltas, optamos por ficar em um hotel retirado do centro, o Hotel Griffone, aonde fizemos nosso lauto picnic e amanhã sairemos cedo rumo a Siena e Firenze.

Conseguimos escrever os postais e pretendemos enviá-los amanhã.

Boa noite.

Wednesday, May 25, 2005

Monday, May 23, 2005

14/12/00 – Rieti, Lazio (Hotel Cavour)

Dia muito louco o de hoje, genial!

Acordamos com a estonteante paisagem da sacada com bouganvilles do Hotel Pasitea. Pena o dia estar nublado, o que não permite ver a beleza da cor da água. Tomamos um supercafé da manhã (cereal, suco, pães, frios, doces, nutella, entre outros) e, para a nossa agradabilíssima surpresa, na hora do check out ganhamos um desconto-extra de 25%, e o hotel que sairia L$ 200.000 saiu por L$ 150.000 (cerca de US$ 70,00). Saímos “felizes da vida” pela costiera amalfitana, mesmo caminho da noite passada. Cada curva (extremamente perigosa) que se faz, dá vontade de parar o carro para fotografar o mar, as cidadezinhas nas pedras, etc. Ainda no caminho, passa-se por mini-cidades que são colocadas em grutas nas pedras, com bonecos, bichinhos de cerâmica, presépios, laguinhos, etc. Um trabalho muito bonito, e o mais incrível é que são iluminadas por pequenas luzes à noite, como uma cidade de verdade.

Paramos em Amalfi para visitar o simpático balneário. Caminhamos pela orla, onde há uma pequena marina de onde se pode observar a beleza da água verde-azulada e supertransparente. O Marcelo, no afã de chegar perto da água, desceu uma escadinha de pedra (completamente coberta de limo) e tomou um (novo) tremendo tombão, caindo de bunda nas pedras e quase mergulhando de roupa, óculos e mochila no verde mar Tirreno. Quase morri de susto, depois foi uma risada só. Caminhamos também pelas ruelas da cidade, repletas de lojinhas que vendem lemoncello, uma espécie de licor de limão siciliano que é típica da região. Aliás, as plantações de cítricos (limão siciliano, laranja e cidras imensas) estão por toda a costa. É superbonito, também, entrar nos pequenos mercadinhos que vendem pimenta vermelha (“peperoncino – il viagra naturalle”), tomates secos, fungui, melanzanas, macarrões de todos os tipos e as pasticerias que vendem torrones, figos com chocolate, frutas cristalizadas e panettones. Tentação!

Visitamos a chiesa di San Andrea com bela escadaria, compramos uns postais e seguimos viagem. Passamos por Vietri Sulmare, conhecida por suas fábricas de porcelana, e chegamos em Salerno, cidade grande, portuária, e aparentemente sem maiores atrativos. Desviamos, então, nossa rota em direção à auto-estrada para irmos em direção ao Parque Nacional d’Abruzzo. Pela auto-estrada, seguimos até Cápua (perto de Nápoles) e após desviamos para rotas cênicas, menores e muito mais bonitas. Um pouco adiante, parei para uma foto na beira da estrada junto a algumas oliveiras.

Paramos em uma pequena cidade de beira de estrada (cujo nome não sabemos) numa cafeteria superbonitinha (Gran Café Cocco), onde tomei um “caffe latte” e o Cello um capuccino. Seguimos em direção à Venafro, Iserna e Alfadena, cidades nos Apeninos, cercadas por montanhas. Em Alfadena, entramos em uma estrada ainda menor, que cruza o parque Nacional d’Abruzzo. A estrada pe completamente deserta, cheia de curvas, subindo montanhas e com muitas árvores com folhas vermelhas, cinza e mesmo sem folhas, dando ao local uma atmosfera de sonho. A temperatura, que estava 18°C em Amalfi, a esta altura já estava em 6°C. Paramos na pequenina cidade de Barea, que tem um enorme lago cercado de montanhas com alguns picos nevados, e de lá telefonei para a mãe e o pai para contar onde estávamos. Liguei, falei, e voltamos correndo para o carro pois estava muito frio. Nossa próxima parada, ainda dentro da área do parque, foi a cidade de Pescaceroli, onde deixamos o carro em frente a uma pista de patinação no gelo e tomamos uma água gasata com um panini caldo de proschiutto crudo, claro que apenas para poder usar o banheiro local...

Já entardecendo (16h45), atingimos o ponto alto (literalmente) do dia. Subimos a 1400m de altitude, com temperatura de 2°C para atravessar os apeninos pelo Passo del Diavolo. Lá de cima, uma vista estonteante de todo o vale, as luzes das pequenas cidades já acesas. Pena que a essa hora já não havia luminosidade suficiente para fotos. Descemos por estradinhas (sempre) sinuosas até a planície, pois nosso objetivo era terminar o dia na cidade de L’Áquila, a capital da região de Abruzzo. Chegamos lá já completamente noite (antes das 19h). Trânsito intenso, ruas antigas, estreitas, e poucos lugares párea estacionar. No centro histórico, onde estão os pontos mais interessantes e o hotel que o nosso guia indicava, o movimento era intenso nas ruas (compras de Natal?) e tudo estava enfeitado com luzinhas. Tentamos estacionar em diversos locais, sempre sem sucesso. Chegamos a colocar o carro em um parccheggio meio suspeito e fomos até o hotel que tinha vaga, porém o local do estacionamento era longe, caro, e meio inseguro, e o Marcelo achou melhor seguir adiante. Acabamos por desistir de l’Áquila, pois não conseguimos parar o carro (lamentável, a cidade parecia ser superbonitinha).

Voltamos para a estrada (com dificuldades, pois as indicações era esparsas) e seguimos em direção à Rieti, que fica um pouco mais próxima de Assis, nosso destino de amanhã. A estrada até aqui era absolutamente escura e cruzava apenas por algumas pequenas cidades periféricas (as chamamos de Pantano Grande – RS) . Quando chegamos em Rieti, já passavam das 21h, e também circulamos diversas vezes perto do centro histórico (área de pedestres) e não conseguíamos encontrar nenhum hotel. Esta cidade, ao contrário de l’Áquila, está quase vazia. Paramos no McDonald’s para jantar e depois saímos atrás de indicações de hotel. Quando o Marcelo estava quase desistindo, perguntou a um cidadão local onde ficava o Hotel Cavour, e o mesmo gentilmente pegou o seu carro e nos levou até lá. Graças a ele, estamos acomodados em um hotelzinho simpático a L$ 110.000 e que o gerente não fala um ovo de inglês, mas é torcedor do Roma e ficou falando do Falcão e do Émerson para nós.

Estou morta, muito boa noite.

Thursday, May 19, 2005

13/12/00 – Positano, Costa Amalfi

17:30

Parece coisa de cinema. Estou sentada na varanda do Hotel Pasitea (em Positano), olhando a encosta de montanha, que se estende até o mar, onde estão “dependuradas”, no sentido literal da palavra, as casas de Positano. Um sonho!

Acordamos às 7h15 em Roma, café da manhã de despedida no Hotel Margutta (“piu latte”). Fizemos o check out às 8:30h, e o Cello e eu fomos de táxi, pois nossas malas são ruins de carregar, enquanto os outros foram de metrô. Chegamos na estação Termini (o taxista nos cobrou honestos L$20.000) e fomos carregando as malas por longos corredores para o encontrar o trem que nos levaria ao aeroporto Fiumucino, local marcado para a retirada dos carros que havíamos “comprado” (leasing da Renault por 17 dias). O Marcelo foi ao encontro do funcionário e, para nossa surpresa, descobriu que havíamos ganho um upgrade no carro contratado. No lugar do Renault Mégane contratado em Porto Alegre, recebemos dois Renault Laguna 1.9 Turbo Diesel pelo mesmo valor. Grande lance.

Já nos nossos carros, saímos do aeroporto através das indicações do funcionário da Renault e nossa primeira parada foi num posto para abastecer, ainda no ring de Roma. Enquanto abastecíamos, discutimos roteiros dali para frente e decidimos seguir caminhos ligeiramente diferentes. O Magno resolveu seguir nesta primeira parte da viagem com o Caio e a Aline. Eles iriam a Pompéia hoje e à Nápoles amanhã. Nós (eu e o Cello) optamos pela Costa Amalfitana. Na estrada, fomos brincando com os comunicadores “Talk About”, falando bobagens com o Magno. No meio da brincadeira, eles perderam a entrada que ia para Nápoles e para o sul da Itália, onde eu e o Marcelo entramos e eles deveriam ter entrado, e perdemos o contato. Após uns trinta minutos, recebemos uma nova chamada avisando que eles estavam próximos. Nos despedimos em definitivo na entrada de Pompéia, onde paramos para um lanche, e combinamos de nos encontrar em Assis, dentro de dois dias, às 15h, em frente à Basílica de Santa Chiara.

Saindo da estrada principal (a A1), pegamos a transvesuviana, que circunda a costa. A estrada é estreita e vai sempre ladeando o mar e a montanha com suas imensas escarpas. A vista é impressionante, pena haver um pouco de neblina e à tarde o sol estar contra o mar Tirreno, o que prejudica as fotos. Passamos por Castellamare di Stabia e entramos em Sorrento.

Passeando de carro por esta simpática cidade litorânea, fomos – seguindo pelo trânsito normal das ruas – nos metendo em ruas cada vez mais estreitas até que paramos numa “esquina” onde era virtualmente impossível o carro entrar. Estávamos parados sem ter como voltar nem seguir adiante. Após alguns minutos de tensão, um rapaz sorrentino se ofereceu para manobrar o carro e nos tirar dali. Thanks God! Seguimos costeando por estradas cada vez mais sinuosas até chegarmos na charmosa Positano, onde ficamos no primeiro hotel que tinha estacionamento. Excelente, e com uma vista linda. Agora vou tomar um banho e me preparar para sairmos a pé pelas escadarias e rampas que existem por todos os lugares daqui. É demais!

Saímos do hotel para uma caminhada, e é incrível, para se ir a qualquer lugar, deve-se subir ou descer escadas e ladeiras superíngremes (tipo Ouro Preto – MG) pois tudo é cavado na montanha. A cidade está praticamente deserta, por ser fora de temporada. Mesmo assim, os lugares são charmosos e aconchegantes. Como não conseguimos nenhum lugar para jantar, retornamos ao hotel e pegamos “La machina” para irmos até Amalfi. A estradinha é uma loucura total, superestreita e na beira de um penhasco, mas o mais lindo era ver as cidadezinhas iluminadas pela lua quase cheia refletindo no mar (“algumas coisas não têm preço, para todas as outras existe o Mastercard...”). Passamos pela pequena Praiano e seguimos até a charmosa Amalfi, onde estacionamos (aqui todos os parccheggio são pagos) e fomos jantar em um restaurante supersimpático logo abaixo da escadaria da Catedral de San Andrea. O restaurante, de mesmo nome que a catedral, está aberto desde 1934. Comemos um espetacular espaguete a San Andrea (prato típico), com frutos do mar (incluindo moules (mariscos)). Delicioso e com preço excelente (L$ 16.000 cada prato).

Retornamos lentamente pela costa até o nosso simpático hotel.

Buonna notte.

Monday, May 16, 2005

Roma - Trinita dei Monti


Roma, 12/12/2000.

12/12/00 – Roma

Acordamos às 7h15 e tomamos café todos juntos.

Após, cada um seguiu um rumo diferente. O Magno, com dores e bolhas nos pés, optou por fazer trajetos de metrô. O Cello e eu fizemos um grande trajeto a pé, o que foi ótimo, pois o dia estava maravilhoso. Saímos – como sempre – pela Piazza di Spagna, seguimos pela Tritone e outras até cruzar a XX de Setembre (onde fiquei hospedada em 1994). Entramos na via Nazionale e fomos até a chiesa Santa Maria Maggiore, a segunda porta santa. Visitamos toda a basílica e seguimos. A seguir, pequena e tradicional parada na Upim, loja de departamentos, onde vimos preços e aproveitei para comprar um pó compacto e um rímel da marca Deborah que eu já havia comprado em paris há um ano e meio e que gosto muito.

Pela via Merulana, fomos até a Basílica de San Giovanne in Laterano, que é a catedral de Roma (lembre que o Vaticano é um estado independente dentro da Itália) e terceira porta santa (ao todo são quatro em Roma, que só são abertas a cada vinte e cinco anos, nos anos jubilares). É linda, muito ampla, e com gigantescas estátuas de mármore de todos os apóstolos. A fachada também é algo de fenomenal, realmente belíssima. Sempre andando, seguimos em direção ao Coliseu, pela via San Giovanne in Laterano, passando por dentro da Domus Aurea, que é onde ficavam os jardins do palácio de Nero. Por ruas estreitas, seguimos até a chiesa de San Pietro in Vincole, onde está o absurdamente perfeito Moisés de Michelangelo (parla!), que na verdade faz parte de uma das paredes do mausoléu do papa Júlio III, que nunca foi terminado. Além disso, é nesta igreja que estão as correntes com as quais – provavelmente – São Pedro estava preso, até o anjo vir libertá-lo.

Agora de metrô (linha B), seguimos até a estação San Paolo, para visitar a basílica de San Paolo Fuori di Muri, que é onde está a quarta e última porta santa de Roma. Como todas as outras, maravilhosa, imensa, e – àquela hora – praticamente vazio, por ser hora do almoço e da sesta. Após visitá-la, retornamos de metrô até a estação Cavour. De lá, saímos tranqüilamente caminhando por inúmeras ruelas tipicamente romanas e, numa dessas, o Marcelo se “encantou” com um casaco realmente bonito e quente, de preço bom (L$139.000,00 = R$ 140,00). Compramos, e logo em seguida eu já estava usando, apesar de ser enorme para mim.

Paramos para almoçar no McDonald’s da via Nazionale, nos “atrolhamos” de comida, com uma salada mediterrânea muito gostosa. Após o almoço, liguei para a casa da mãe e falei com ela, com o pai, com a Kaká e com a Betinha. Depois de telefonar, continuamos nossa longa caminhada pela via Veneto até a encosta da Villa Borghese. Seguimos pelas ruas altas até, novamente, a Trinitá del Monti e de lá pela zona alta até os Jardins do Pincio, que ficam na parte mais alta da Piazza del Popolo e acima da porta Pinciana (entrada da Villa Borghese). Neste jardim há inúmeros bustos de diversos personagens históricos italianos e também uma enorme árvore de Natal com bolas douradas, toda iluminada (que é vista da Piazza del Popolo). Voltamos lentamente e exaustos até o hotel, compramos uma garrafa de vinho e uma pringles e fizemos um happy hour com o Magno.

22:30 – O Cello e eu acabamos de voltar da janta. Saímos caminhando do hotel e paramos em uma pizzaria supersimpática, bem com “jeitão italiano”. Comi uma pizza de alcachofras que estava sublime! Preço acessível, valeu a noite. Agora é hora de preparar para dormir que amanhã daremos adeus a Roma e poremos o pé na estrada.

Buonna notte!

Saturday, May 14, 2005

11/12/00 – Roma

Dia dedicado ao Vaticano.

Café da manhã, caminhada até a Piazza di Spagna para câmbio (fechado), caminhada até a Piazza del Popolo com câmbio US$ 1,00 = L$ 2.126,00 e taxa de 4,9%. Após o câmbio, pegamos o metrô em direção ao Vaticano. Lá, rumamos ao Museu do Vaticano, onde entramos às 10h, cheio de gente mas sempre impressionante. Visitamos a área do Egito e Assíria (com direito às múmias), a área Ítalo-Etrusca, a área de esculturas antigas gregas e romanas (galerias longas e muito belas com muitas esculturas e a impressionante sala rottonda, onde “caí de amores” por Osíris). Seguimos pelos arcos de tapeçaria e a galeria dos mapas, que é maravilhosa. A partir daí, entra-se na área do apartamento de Raphael, onde se encontra grande parte de suas pinturas e afrescos, incluindo a fantástica “Escola de Atenas”.

É quando se chega no ápice da visita: a Capela Sistina, onde ficamos tontos e com dores no pescoço de ficar admirando a estupenda coleção de pinturas de Michelangelo Buonarotti, com a criação do homem no teto, o juízo final no altar, além de pinturas de Boticelli simplesmente fantásticas nas laterais. É algo impressionante, perfeito, a vontade que se tem é de deitar no chão e ficar horas apreciando tudo em detalhes (pena que eu seria pisoteada pela multidão...). Seguimos pelas últimas galerias até a saída onde nos encontramos com o Caio e a Aline e ficamos aguardando o Magno. Aí decidimos nos separar. Eu resolvi ir sozinha em direção à Basílica e o Marcelo ficou batendo papo com o Magno.

Visitei boa parte da praça e da Basílica de São Pedro sozinha, o que foi ótimo. Pude admirar cada detalhe com seus pormenores, a Pietá, a Glória de Bernini, o altar mor, São Pedro (e passar a mão em seu pé, que é preto e está gasto), as gigantes esculturas de mármore. É tudo tão exuberante e perfeito que é impossível não ficar encantada. A cada visita parece ser mais mágico este lugar. Passei pela porta santa, pedi perdão e rezei por todos. Após reencontrar o Marcelo, demos um novo giro e descemos para ver o túmulo de São Pedro e dos demais papas.

Saímos a pé em direção ao Castel de Sant’Angelo, com uma parada para comer um “panino caldo” antes. Fotos e seguimos em frente, pela linda margem do Tevere, caminhando entre os plátanos onde paramos para comer um sorvete delicioso. Voltamos em direção ao fórum e o Coliseu (novamente) e daí – lentamente – até o hotel. No caminho de volta, para em uma casa de câmbio que também tinha acesso à Internet para enviarmos um pequeno e-mail a todos.

Novamente no hotel, tomei um banho e me ajeitei. O Marcelo foi tomar banho de banheira e caiu um enorme tombo, batendo as costas e ficando todo dolorido, tadinho... Com isso, ele decidiu dar uma descansada antes da janta, e eu sai para caminhar um pouco. Segui pela via del Corso e, quando cheguei na via del Condoti, passei a admirar as lojas maravilhosas. Cruzei por uma ruela e entrei na via Borgognona, que é “algo de chique”. Toda enfeitada com luzes natalinas, na mesma quadra tinha lojas da Dolce&Gabana, Givenchy, Alfa Romeu, Louis Vitton, Armani, e outras...

Segui para a Piazza di Spagna e subi a escada até a Trinitá del Monti. Chegando lá, assisti o final da missa rezada em francês, muito lindo! Desci as escadas e estou em frente da Fontana de la Barcaccia escrevendo neste diário. Sinto-me um pouco parte daqui. Aguardando até às 20h30 quando vou encontrar o Marcelo no saguão do hotel para jantarmos.

22:40h – Saímos para jantar (o Cello e eu). Fomos a pé até a Piazza del Tritone, e comemos no Planet Hollywood, boa comida, pouca fome, preço acessível.

Roma - Piazza Navona

O Magno e eu, Piazza Navona

Roma, 10/12/2000

Wednesday, May 11, 2005

Roma - Piazza del Popolo

Domingo, 10/12/2000

10/12/00 – Roma

Estava enganada, ainda bem! Não havia greve dos lixeiros, e Roma amanheceu limpa e linda hoje. O pessoal é que suja pra caramba durante o dia. Hoje foi um dia longo e superprodutivo. Começamos às 8h tomando café com croissants (e “piu latte”) no Margutta. Saímos com um belíssimo dia de sol e fomos até a Piazza dei Popolo, que fica mais ou menos a uma quadra do hotel e é uma das mais amplas de Roma. Tem um obelisco egípcio no centro, e em uma das entradas tem a Porta dei Popolo, ao lado da Chiesa Santa Maria Del Popolo, que é uma das primeiras igrejas renascentistas de Roma.

Chegamos na hora da missa, ficamos alguns momentos, com rápida visita. Uma de suas capelas (a “Chigi”) foi toda projetada por Rafael, e é uma mistura de arte da renascença com pirâmides e símbolos do zodíaco. Seguimos pela viale Trinitá Dei Monti até a Piazza di Spagna. Fotos na Fontana della Barcaccia (que é obra de Pietro Bernini, pai do Bernini da Basílica de São Pedro).Subimos a escadaria (“Spanish Steps”) e fomos aproveitar a vista de Roma em frente à Chiesa Trinitá Del Monti,que data do século XVI e é obra francesa. A escadaria foi construída também por franceses para ligar a praça à igreja.

Seguimos pela região alta da cidade até o Quirinale (sede do governo italiano). Visitamos os jardins e a bela chiesa Sant’Andrea al Quirinale, pequena e de forma oval, muito linda, projetada por Bernini, o filho. Ah, quase esqueço: antes havíamos passado pela via del Tritone (com as respectivas praça e fonte) e pela via Quattro Fontane (com as 4 fontes, é claro!). Do Quirinale, descemos até a Fontana di Trevi, sempre impressionante e sempre lotada de turistas. Esta mítica fonte foi criada por Nicola Salvi e concluída em 1762. Como manda a tradição, tiramos fotos e jogamos moedas.

De lá, seguimos até o Pantheon romano, que é a construção antiga mais bem preservada de Roma. Sua estrutura atual é de 118 d.c. A frente é impressionante, cheia de colunas , antiguíssima. Por dentro, é ainda mais impressionante, a cúpula central é totalmente redonda e bem no centro é aberta, permitindo ver o céu, nuvens (e chuva, se houver...). Ali estão os restos mortais de Rafael e de alguns reis italianos. Do Pantheon, fomos até a Piazza Navona, que estava totalmente abarrotada de turistas, pois está havendo uma feira de Natal (brinquedos, meias para pendurar na lareira, bruxinhas – a befana – doces e peças de presépio) tudo muito colorido. As fontes da praça acabam ficando um pouco escondidas no meio da feira... uma pena... pois são muito lindas. Fotos em frente à embaixada brasileira, etc.

Fomos seguindo até a area sacra di largo argentino, que são ruínas de quatro templos que datam do terceiro século antes de Cristo e que só foram encontradas em 1920. Era o local do senado romano, onde o imperador Júlio César foi assassinado. Nossa próxima parada foi na chiesa Gesú, uma igreja barroca muito linda, que foi a primeira igreja jesuíta de Roma e é de 1568. O teto tem afrescos impressionantes com aspecto de terceira dimensão pintados por Il Baciccia no século XVII. Paramos para um lanche em um café e descobrimos que comer sentado custa muito mais caro (lembrem-se: EM ROMA, PREFIRAM COMER DE PÉ!). Além disso, o banheiro era um daqueles sem vaso sanitário (só um “buraco no chão”) e eu e a Aline preferimos seguir viagem sem ir ao banheiro. Do café, poucos passos nos fizeram chegar ao monumento a Vittorio Emanuelle II (conhecido como “máquina de escrever”). Subimos a imensa escadaria para admirar a ampla vista de Roma, do fórum e do Coliseu. Algumas fotos para todas as direções.

O passeio “conheça Roma em um dia” seguiu do monumento a Vittorio Emanuelle até o Campidoglio, que era a cidadela da Roma antiga e foi reformulado por Michelangelo no século XVI, que fez sua escadaria, o calçamento geométrico e as fachadas dos edifícios.

De lá, rumamos até a via dei Fori Imperiale e aí ao Fórum Romano. Neste momento, íamos sob a orientação do Magno, que nos fornecia todas as informações históricas sobre o lugar, o que foi bem interessante. Aliás, é interessante saber que são vários fóruns – de Trajano (onde está a coluna de Trajano, que tem nela esculpidos fatos históricos em espiral, que eram vistos em detalhes dos prédios das duas bibliotecas que ficavam ao seu lado e acabaram destruídas), de César (contíguo ao Fórum Romano), de Augusto (do qual só restauram as quatro colunas e a escadaria do templo de Marte) e o fórum de Nerva. Entramos no fórum Romano já com pouca iluminação solar (não eram nem 16 horas). É realmente fascinante imaginar como tudo aquilo devia funcionar, provavelmente eram estruturas imensas e belíssimas, como dizem, “o umbigo” da Roma antiga. Após visitar o Fórum, fomos até o Coliseu, que já estava fechado. A Aline e eu finalmente conseguimos usar um banheiro público (iluminação azul, meio psicodélico). Seguimos caminhando pelo Circo Mássimo (onde não fomos atropelados por nenhuma biga...).

Após percorrer o Circo Mássimo, nos “arrastamos” até a chiesa Santa Maria in Cosmedin, para ver, em sua fachada, a Bocca della Veritá, onde – segundo a lenda – terá sua mão arrancada o mentiroso que nela a colocar. Com nossa anatomia intacta (com mãos) seguimos até o rio Tibre (Tevere), de onde se avista de cima da ponte Palatina as ruínas da Ponte Rotto (construída no século 2 antes de Cristo) e a ilha Tiberina. Nesta ilha, situava-se um templo a Esculápio, e eram para lá que eram levados os doentes. Depois, o templo foi substituído por um hospital que permanece até hoje.A beira do rio Tibre (de águas bem verdes e correntes) é toda ladeada por plátanos que, a esta época do ano, estão com as folhas secas, dando uma aparência de sonho, muito linda. Pena que a luminosidade já era escassa e não permitia boas fotos. Pegamos o caminho de volta ao hotel através do antigo gueto judeu, passando novamente pela Piazza Navona (ainda “atrolhada” de gente) onde paramos para tomar um capuccino (L$1.600 no balcão e L$6.000 na mesa!) claro que de pé.

Retornamos calmamente por ruelas estreitas até chegar ao hotel, por voltas das 18h. Descanso, banho, leituras, escrever no diário de viagem. Saímos novamente às 20h para jantar perto do hotel, num restaurante chamado ”il Brillo Parlante”, indicação do Frommer’s descoberta pelo Caio e pela Aline. O lugar é num subterrâneo, realmente uma graça. Comida deliciosa, vinho chianti maravilhoso, preço bom. Pequeno porém: a porção era muito pequena (só pedimos o primo piatto). Saímos felizes porém com fome, e como é domingo, quando para a rua já estava tudo deserto e fechado. O Caio e a Aline complementaram o lanche no McDonald’s.

Acabamos indo até a Piazza di Spagna pois queríamos comprar um cartão telefônico para conseguir linha para ligar a cobrar para o Brasil. Compramos numa banca de revistas de um indiano, mas o cartão não funcionava. O Marcelo voltou até ele – indignado – e disse que “This telephone card is used”!! O cara olhou o cartão, retirou o selo de segurança e devolveu ao Marcelo, que ficou com a cara no chão. Voltamos ao telefone e finalmente conseguimos ligar. Falei só com o pai, que ficou supersatisfeito em ter falado com a gente. Lamento muito eles não estarem aqui. Eles iriam estar adorando tudo, é certo!

Agora é hora de descansar, pois amanhã promete!

Tuesday, May 10, 2005

09/12/00 – Roma

11:10h (hora local, voando sobre território Europeu)

Noite longa, mas o Dormonid do Petterson caiu como uma luva e foi possível dormir bastante tempo. Pernas inquietas. Faltam cerca de 3 horas para chegarmos em Milão e só depois rumar a Roma. O período maior já passou...

19:50

Roma “fervilha” no sábado à noite. Antes de Roma, escala em Milão com chuva, com o avião esvaziando quase totalmente, e chegada na cidade eterna às 16h30. Temperatura amena (cerca de 17°C), já anoitecendo. Livres das burocracias aduaneiras, pegamos o trem que vai direto até a Stazione Termini. O trem é trés chic, e leva trinta minutos até esta estação central da cidade.

Chegamos já noite, e pegamos dois táxis que nos levaram até a Porta del Popolo, de onde seguimos a pé (já que o trânsito nesta região fica fechado aos sábados e domingos) através da Piazza del Popolo até o hotel. Movimento intenso nas ruas, e bagagens pesadas. O nosso hotel é superbem localizado, antigo e sem muitos confortos, mas os nossos quartos ficam em um sótão com uma varandinha com plantas, mangueira, mesa e cadeiras de jardim. No mínimo, excêntrico.

Agora vamos caminhar e achar um lugar para jantar. É legal estar em Roma!

21:20h

Em frente ao Pantheon, esperando pizzas... Saímos do hotel caminhando pela via dei Corso, via dei Condotti, piazza di Spagna. Entramos em uma Basílica linda, San Ambrosio e Carlo, durante uma missa noturna. Lindo. Havia jovens cantando, a igreja toda cheia de afrescos. Várias ruas de lojas “super fashion”, luzes natalinas, etc.

Difícil foi encontrar lugar para comer. Acabamos em um “caça-níqueis” para turistas, para comer pizza. Amanhã é que começa tudo. Roma é realmente linda, mas está toda cheia de lixo nas ruas, parece que há greve dos lixeiros...

Monday, May 09, 2005

08/12/2000 - Porto Alegre

18:00h

Tudo pronto para partir. A temperatura é muito alta, cerca de 33°C. Só de olhar para o meu casacão de lã que eu terei que carregar no braço já fico cheia de brotoejas...

É maravilhoso poder estar de férias e “sumir do mapa”. O grande prazer de hoje foi desligar o celular e saber que por 30 dias não vou precisar atendê-lo e ouvir queixas e problemas. O Magno ainda não chegou, falta pouco para irmos para o aeroporto. O vôo sai às 20hs.

23:20h

É claro que o Magno atrasou, o pai nos pegou em casa e fomos buscá-lo com o trânsito louco de sexta-feira à tardinha. Chegamos no aeroporto em cima do horário, por sorte tivemos check in agilizado pelo “seu” Gilberto (pai do Marcelo) que é amigo do piloto que nos levou até São Paulo.

Despedidas emocionadas, estavam presentes o pai, a mãe, a Kaká, a Beta, o Xú, o Biel, Tânia, Neni, Ane, seu Gilberto, além da Alinizinha do Magno e da mãe e a irmã do Petterson. A Karina ficou aos prantos, pois queria muito ir com a gente. Fiquei com o coração partido; a viagem não vai ser a mesma sem a Kaká e o Xú (os outros Perdidos). Lamento, também, a ausência do pai e da mãe, que são superparceiros.

Vôo tranqüilo até São Paulo, com o Marcelo viajando na cabine do piloto na decolagem (com o Magno) e na aterrisagem (com o Petterson). Disse que é legal, sei não, morro de medo... Agora estamos dentro do aviãozinho que vai nos levar até Roma. É pequeno, apertadinho e está bem cheio. Vai ser uma longa noite, e ainda parece que vai fazer escala em Milão (saco!).

Rezo que corra tudo bem. Amanhã: Itália!

Boa noite.